De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3393 |
Resumo: | Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012 |
id |
RCAP_29532f800f0825f719c082a5ba1c2447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3393 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionadaEnsino - matemáticaEnsino básicoEnsino secundárioExpectativasPráticas educativasAlunosReflexãoDissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em setembro de 2011. Este relatório pretende dar a conhecer o meu percurso de formação seguido, como também a minha evolução profissional. O ano letivo foi dividido em três períodos. Os dois primeiros períodos corresponderam à prática de ensino, no Ensino Secundário (11.º ano) e no 3.º ciclo do Ensino Básico (9.º ano), respetivamente. Em ambos os períodos foram assistidas as aulas de duas turmas e foram lecionadas, cinco aulas, a uma das turmas de cada ciclo. No terceiro período desenrolou-se o ciclo de seminários. Cada aluno deu dois seminários sobre unidades curriculares não lecionadas, tendo como base uma planificação geral dessas unidades. Primeiramente abordam-se os resultados do estudo PISA 2009. Em seguida fala-se nas expectativas iniciais a este ano letivo. Serão descritas as aulas e o modo de condução das aulas, tendo como base as planificações. Assim como as atividades extracurriculares. O sentido reflexivo estará sempre presente, sendo que serão feitas reflexões finais, à prática de ensino e aos aspetos importantes decorrentes da prática letiva. Serão descritos os seminários, destacando-se os pontos chave que os nortearam. Por fim, nas considerações finais, é feito um balanço final à minha evolução enquanto professor, como também serão descritas as minhas expectativas em relação ao futuro.Fernandes, SusanaSapientiaMartins, César Manuel Rodrigues2014-01-30T15:45:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:27Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:58.197246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
title |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada Martins, César Manuel Rodrigues Ensino - matemática Ensino básico Ensino secundário Expectativas Práticas educativas Alunos Reflexão |
title_short |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
title_full |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
title_sort |
De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada |
author |
Martins, César Manuel Rodrigues |
author_facet |
Martins, César Manuel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Susana Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, César Manuel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - matemática Ensino básico Ensino secundário Expectativas Práticas educativas Alunos Reflexão |
topic |
Ensino - matemática Ensino básico Ensino secundário Expectativas Práticas educativas Alunos Reflexão |
description |
Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-01-30T15:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3393 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133179006681088 |