De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, César Manuel Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3393
Resumo: Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_29532f800f0825f719c082a5ba1c2447
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionadaEnsino - matemáticaEnsino básicoEnsino secundárioExpectativasPráticas educativasAlunosReflexãoDissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em setembro de 2011. Este relatório pretende dar a conhecer o meu percurso de formação seguido, como também a minha evolução profissional. O ano letivo foi dividido em três períodos. Os dois primeiros períodos corresponderam à prática de ensino, no Ensino Secundário (11.º ano) e no 3.º ciclo do Ensino Básico (9.º ano), respetivamente. Em ambos os períodos foram assistidas as aulas de duas turmas e foram lecionadas, cinco aulas, a uma das turmas de cada ciclo. No terceiro período desenrolou-se o ciclo de seminários. Cada aluno deu dois seminários sobre unidades curriculares não lecionadas, tendo como base uma planificação geral dessas unidades. Primeiramente abordam-se os resultados do estudo PISA 2009. Em seguida fala-se nas expectativas iniciais a este ano letivo. Serão descritas as aulas e o modo de condução das aulas, tendo como base as planificações. Assim como as atividades extracurriculares. O sentido reflexivo estará sempre presente, sendo que serão feitas reflexões finais, à prática de ensino e aos aspetos importantes decorrentes da prática letiva. Serão descritos os seminários, destacando-se os pontos chave que os nortearam. Por fim, nas considerações finais, é feito um balanço final à minha evolução enquanto professor, como também serão descritas as minhas expectativas em relação ao futuro.Fernandes, SusanaSapientiaMartins, César Manuel Rodrigues2014-01-30T15:45:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:27Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:58.197246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
title De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
spellingShingle De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
Martins, César Manuel Rodrigues
Ensino - matemática
Ensino básico
Ensino secundário
Expectativas
Práticas educativas
Alunos
Reflexão
title_short De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
title_full De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
title_fullStr De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
title_sort De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada
author Martins, César Manuel Rodrigues
author_facet Martins, César Manuel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Susana
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, César Manuel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - matemática
Ensino básico
Ensino secundário
Expectativas
Práticas educativas
Alunos
Reflexão
topic Ensino - matemática
Ensino básico
Ensino secundário
Expectativas
Práticas educativas
Alunos
Reflexão
description Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-01-30T15:45:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3393
url http://hdl.handle.net/10400.1/3393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133179006681088