Frequências próprias de pontes em arco de alvenaria a partir de medições expeditas in-situ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dick, Anelise
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18481
Resumo: As pontes em arco de alvenaria são geralmente obras antigas de interesse histórico e patrimonial, construídas com base em conhecimentos empíricos para um nível de tráfego bastante diferente daquele que hoje se verifica em estruturas deste tipo. A vibração induzida pela ação do tráfego na ponte, associada à deterioração natural dos materiais ao longo do tempo e à possibilidade de não ter ocorrido manutenção da estrutura durante esse período, potenciam a ocorrência de deformações e/ou patologias estruturais que podem comprometer a segurança destes equipamentos. O estudo apresentado neste trabalho baseia-se na determinação de alguns parâmetros dinâmicos, nomeadamente frequências próprias associadas a modos de vibração verticais para um conjunto de trinta e três pontes em arco localizadas no distrito de Bragança. Estes parâmetros foram obtidos através de ensaios de vibração expeditos realizados “in situ”. Este estudo permitiu ampliar a base de dados disponível relativa a pontes em arco de alvenaria com informação técnica associada aos parâmetros estruturais dinâmicos destas estruturas. O estudo permite ainda compreender o seu comportamento dinâmico atual, ou seja, no atual estado de conservação e exploração. Estes dados poderão contribuir significativamente para a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural das infraestruturas construídas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A campanha de ensaios foi realizada com vibração ambiental através de um sistema de aquisição de dados constituído por sensores de aceleração, placa DAQ com ligação USB e software de tratamento de dados aplicando a técnica do tipo “output only” para registar os sinais e posteriormente determinar os parâmetros dinâmicos através da edição desses dados. A ação dinâmica induzida pelo tráfego nas pontes foi utilizada como excitação para gerar os sinais medidos e registados pelo sistema de aquisição de dados no domínio do tempo. A identificação das frequências próprias foi realizada no domínio da frequência utilizando a técnica “peak-peaking”. O tratamento dos resultados obtidos para cada tipologia de ponte permitiu a determinação das características dinâmicas de cada tipologia, nomeadamente a identificação da frequência associada ao modo de vibração vertical. Finalmente, foi avaliada a influência de alguns parâmetros geométricos das pontes em estudo nos valores das frequências próprias do modo de vibração vertical, além da contribuição Preâmbulo VI desses valores na gama de frequências em análise e a sua relação e/ou aproximação à gama de frequências da fonte de excitação.
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O estudo apresentado neste trabalho baseia-se na determinação de alguns parâmetros dinâmicos, nomeadamente frequências próprias associadas a modos de vibração verticais para um conjunto de trinta e três pontes em arco localizadas no distrito de Bragança. Estes parâmetros foram obtidos através de ensaios de vibração expeditos realizados “in situ”. Este estudo permitiu ampliar a base de dados disponível relativa a pontes em arco de alvenaria com informação técnica associada aos parâmetros estruturais dinâmicos destas estruturas. O estudo permite ainda compreender o seu comportamento dinâmico atual, ou seja, no atual estado de conservação e exploração. Estes dados poderão contribuir significativamente para a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural das infraestruturas construídas na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A campanha de ensaios foi realizada com vibração ambiental através de um sistema de aquisição de dados constituído por sensores de aceleração, placa DAQ com ligação USB e software de tratamento de dados aplicando a técnica do tipo “output only” para registar os sinais e posteriormente determinar os parâmetros dinâmicos através da edição desses dados. A ação dinâmica induzida pelo tráfego nas pontes foi utilizada como excitação para gerar os sinais medidos e registados pelo sistema de aquisição de dados no domínio do tempo. A identificação das frequências próprias foi realizada no domínio da frequência utilizando a técnica “peak-peaking”. O tratamento dos resultados obtidos para cada tipologia de ponte permitiu a determinação das características dinâmicas de cada tipologia, nomeadamente a identificação da frequência associada ao modo de vibração vertical. Finalmente, foi avaliada a influência de alguns parâmetros geométricos das pontes em estudo nos valores das frequências próprias do modo de vibração vertical, além da contribuição Preâmbulo VI desses valores na gama de frequências em análise e a sua relação e/ou aproximação à gama de frequências da fonte de excitação.Masonry arch bridges are generally old structures with historical and patrimonial value, with were built based on empirical rules for traffic loads significantly different of those existent nowadays. Vibration induced by traffic allied with the expected deterioration of materials used in the construction of masonry arch bridges, and also the possible low or inexistent maintenance of the structure during this period, increase the occurrence of structural deformations or pathologies that may compromise the safety of these structure. The present study is based on the determination of dynamic parameters, namely own frequencies associated with vertical vibration modes for a set of thirty-three masonry arch bridges located in the Bragança district. These parameters were obtained through vibration tests performed in situ. This study allowed to expand the available database related to masonry arch bridges with technical information associated to the dynamic structural parameters of these structures. The study also allows to understand its current dynamic behavior, that is, in the current state of conservation and exploration. These data may contribute significantly to the enhancement and preservation of historical and cultural heritage of the infrastructures built in the region of Trás-os-Montes and Alto Douro. The test campaign was conducted with environmental vibration through a data acquisition system consisting of acceleration sensors, DAQ board with USB connection and data processing software applying the "output only" technique to record the signals and then determine dynamic parameters by editing this data. The traffic-induced dynamic action on the bridges was used as excitation to generate the signals measured and recorded by the data acquisition system in the time domain. The identification of the own frequencies was performed in the frequency domain using the peak-peaking technique. The treatment of the results obtained for each type of bridge allowed the determination of the dynamic characteristics of each typology, namely the identification of the frequency associated to the vertical vibration mode. Finally, the influence of some geometrical parameters of the studied bridges on the values of the own frequencies of the vertical vibration mode was analyzed, as well as the contribution of these values in the frequency range under analysis and their relation and approximation to the frequency range of the source of excitation.Roque, João C. AlmendraBraz-César, M.T.Nunes, Marina Rocha Pinto PortelaBiblioteca Digital do IPBDick, Anelise2019-01-15T16:32:38Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18481TID:202140008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:42:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:42.666344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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