Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Emília Batista Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5127
Resumo: Os estilos educativos parentais bem como as dimensões do comportamento parental e a personalidade têm surgido como importantes determinantes do comportamento de risco no exercício da condução. A presente investigação estudou a relação entre o comportamento na condução, os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores. Participaram neste estudo 302 jovens estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 21.00; DP= 1.59) com carta de condução. Utilizaram-se o Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J. 1991; versão traduzida por Boeckel & Sarriera, 2005), o Driver Behavior Questionnaire (DBQ; Reason et. al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998). Os resultados mostram que a perceção de estilos autoritários e permissivos se associa positivamente a comportamentos de risco na condução, não existindo correlação significativa entre o estilo autoritativo e o comportamento de risco na condução. Relativamente à personalidade o neuroticismo, a extroversão e abertura à experiencia correlacionam-se positivamente com comportamentos de risco na condução, existindo associação negativa entre a conscienciosidade e a violação não intencional. Estes resultados sugerem que o estilo autoritativo é protetor face a comportamentos de risco na condução.
id RCAP_2980bd637930d06422da52ed78c2ee92
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutoresPSICOLOGIAESTILOS PARENTAISPERSONALIDADECOMPORTAMENTO DOS CONDUTORESDBQ (QUESTIONÁRIO...)PAQ (QUESTIONÁRIO...)BFI (INVENTÁRIO...)MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASCONDUÇÃO DE VEÍCULOSPSYCHOLOGYDRIVERS BEHAVIOURPARENTING STYLESPERSONALITYDRIVINGOs estilos educativos parentais bem como as dimensões do comportamento parental e a personalidade têm surgido como importantes determinantes do comportamento de risco no exercício da condução. A presente investigação estudou a relação entre o comportamento na condução, os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores. Participaram neste estudo 302 jovens estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 21.00; DP= 1.59) com carta de condução. Utilizaram-se o Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J. 1991; versão traduzida por Boeckel & Sarriera, 2005), o Driver Behavior Questionnaire (DBQ; Reason et. al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998). Os resultados mostram que a perceção de estilos autoritários e permissivos se associa positivamente a comportamentos de risco na condução, não existindo correlação significativa entre o estilo autoritativo e o comportamento de risco na condução. Relativamente à personalidade o neuroticismo, a extroversão e abertura à experiencia correlacionam-se positivamente com comportamentos de risco na condução, existindo associação negativa entre a conscienciosidade e a violação não intencional. Estes resultados sugerem que o estilo autoritativo é protetor face a comportamentos de risco na condução.Parental educational styles as well as the dimensions of parental behavior and personality have emerged as important determinants of risk behavior in driving. This research studied the relationship between driving behavior, parental educational styles and personality on young drivers. Participated in this study 302 university students aged between 18 and 24 years (M = 21:00, DP = 1:59) with driving license. We used the Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J., 1991; translated version by Boeckel & Sarriera, 2005), Driver Behavior Questionnaire (DBQ, Reason et. al., 1990; Translated and adapted by Brites 2006) and the Big Five Inventory ( BFI ; Benet - Martinez & John , 1998) . The results show that the perception of authoritarian and permissive styles is positively associated with risk behavior in driving, no significant correlation between the authoritative style and behavior driving risk. Regarding personality,the neuroticism, openness and extroversion are positively correlated with risk behaviors in driving, a negative association was find between conscientiousness and unintentional violation. These results suggest the authoritative style is protective against risk in driving.2014-07-02T14:33:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5127TID:201227649porPereira, Maria Emília Batista Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:57.116995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
title Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
spellingShingle Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
Pereira, Maria Emília Batista Rodrigues
PSICOLOGIA
ESTILOS PARENTAIS
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO DOS CONDUTORES
DBQ (QUESTIONÁRIO...)
PAQ (QUESTIONÁRIO...)
BFI (INVENTÁRIO...)
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
CONDUÇÃO DE VEÍCULOS
PSYCHOLOGY
DRIVERS BEHAVIOUR
PARENTING STYLES
PERSONALITY
DRIVING
title_short Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
title_full Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
title_fullStr Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
title_full_unstemmed Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
title_sort Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
author Pereira, Maria Emília Batista Rodrigues
author_facet Pereira, Maria Emília Batista Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Emília Batista Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
ESTILOS PARENTAIS
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO DOS CONDUTORES
DBQ (QUESTIONÁRIO...)
PAQ (QUESTIONÁRIO...)
BFI (INVENTÁRIO...)
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
CONDUÇÃO DE VEÍCULOS
PSYCHOLOGY
DRIVERS BEHAVIOUR
PARENTING STYLES
PERSONALITY
DRIVING
topic PSICOLOGIA
ESTILOS PARENTAIS
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO DOS CONDUTORES
DBQ (QUESTIONÁRIO...)
PAQ (QUESTIONÁRIO...)
BFI (INVENTÁRIO...)
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
CONDUÇÃO DE VEÍCULOS
PSYCHOLOGY
DRIVERS BEHAVIOUR
PARENTING STYLES
PERSONALITY
DRIVING
description Os estilos educativos parentais bem como as dimensões do comportamento parental e a personalidade têm surgido como importantes determinantes do comportamento de risco no exercício da condução. A presente investigação estudou a relação entre o comportamento na condução, os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores. Participaram neste estudo 302 jovens estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 21.00; DP= 1.59) com carta de condução. Utilizaram-se o Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J. 1991; versão traduzida por Boeckel & Sarriera, 2005), o Driver Behavior Questionnaire (DBQ; Reason et. al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998). Os resultados mostram que a perceção de estilos autoritários e permissivos se associa positivamente a comportamentos de risco na condução, não existindo correlação significativa entre o estilo autoritativo e o comportamento de risco na condução. Relativamente à personalidade o neuroticismo, a extroversão e abertura à experiencia correlacionam-se positivamente com comportamentos de risco na condução, existindo associação negativa entre a conscienciosidade e a violação não intencional. Estes resultados sugerem que o estilo autoritativo é protetor face a comportamentos de risco na condução.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-02T14:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5127
TID:201227649
url http://hdl.handle.net/10437/5127
identifier_str_mv TID:201227649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266632646656