Estudo da relação entre estilos de agressividade, comportamentos de risco na condução e resolução de problemas em condutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Rosendo Costa e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8303
Resumo: O “Road Rage” tem sido cada vez mais associado como fator de risco nos acidentes rodoviários. Assim torna-se importante avaliar ambos em relação às estratégias de coping para seja possível compreender melhor que ações de risco propiciam mais ao envolvimento em acidentes. Participaram na mesma 216 sujeitos sendo 96 do sexo masculino com uma média de idades de 29,56 (DP=10,189) e 120 do sexo feminino, com média de idade de 31,54 (DP=11,027). Como medidas de avaliação recorreu-se ao Driver Stress Profile (DSP; Larson, J. 2000; versão traduzida por Rosendo & Rosa, 2015), Driver Behaviour Questionnaire (DBQ; Reason et. Al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Inventário de Resolução de Problemas (IRP; Vaz Serra, 1987). De acordo com os resultados, a punição, raiva, impaciência e competição encontram-se positivamente associadas aos comportamentos de riscos e a sua relação com a resolução de problemas também indicou uma correlação positiva nas variáveis raiva, competição e punição, existindo uma associação negativa entre a impaciência e a atitude ativa. Relativamente à associação entre os comportamentos de risco e a resolução de problemas, as variáveis violações não intencionais, erros falta de atenção e procura de sensações encontram-se positivamente associadas, ao invés das violações e lapsos, que revelaram uma associação negativa.
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