Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5127 |
Resumo: | Os estilos educativos parentais bem como as dimensões do comportamento parental e a personalidade têm surgido como importantes determinantes do comportamento de risco no exercício da condução. A presente investigação estudou a relação entre o comportamento na condução, os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores. Participaram neste estudo 302 jovens estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 21.00; DP= 1.59) com carta de condução. Utilizaram-se o Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J. 1991; versão traduzida por Boeckel & Sarriera, 2005), o Driver Behavior Questionnaire (DBQ; Reason et. al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998). Os resultados mostram que a perceção de estilos autoritários e permissivos se associa positivamente a comportamentos de risco na condução, não existindo correlação significativa entre o estilo autoritativo e o comportamento de risco na condução. Relativamente à personalidade o neuroticismo, a extroversão e abertura à experiencia correlacionam-se positivamente com comportamentos de risco na condução, existindo associação negativa entre a conscienciosidade e a violação não intencional. Estes resultados sugerem que o estilo autoritativo é protetor face a comportamentos de risco na condução. |
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Comportamento na condução: a sua relação com os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutoresPSICOLOGIAESTILOS PARENTAISPERSONALIDADECOMPORTAMENTO DOS CONDUTORESDBQ (QUESTIONÁRIO...)PAQ (QUESTIONÁRIO...)BFI (INVENTÁRIO...)MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASCONDUÇÃO DE VEÍCULOSPSYCHOLOGYDRIVERS BEHAVIOURPARENTING STYLESPERSONALITYDRIVINGOs estilos educativos parentais bem como as dimensões do comportamento parental e a personalidade têm surgido como importantes determinantes do comportamento de risco no exercício da condução. A presente investigação estudou a relação entre o comportamento na condução, os estilos educativos parentais e a personalidade em jovens condutores. Participaram neste estudo 302 jovens estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M= 21.00; DP= 1.59) com carta de condução. Utilizaram-se o Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J. 1991; versão traduzida por Boeckel & Sarriera, 2005), o Driver Behavior Questionnaire (DBQ; Reason et. al., 1990; versão traduzida e adaptada por Brites, 2006) e o Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998). Os resultados mostram que a perceção de estilos autoritários e permissivos se associa positivamente a comportamentos de risco na condução, não existindo correlação significativa entre o estilo autoritativo e o comportamento de risco na condução. Relativamente à personalidade o neuroticismo, a extroversão e abertura à experiencia correlacionam-se positivamente com comportamentos de risco na condução, existindo associação negativa entre a conscienciosidade e a violação não intencional. Estes resultados sugerem que o estilo autoritativo é protetor face a comportamentos de risco na condução.Parental educational styles as well as the dimensions of parental behavior and personality have emerged as important determinants of risk behavior in driving. This research studied the relationship between driving behavior, parental educational styles and personality on young drivers. Participated in this study 302 university students aged between 18 and 24 years (M = 21:00, DP = 1:59) with driving license. We used the Parental Authority Questionnaire (PAQ; Buri, J., 1991; translated version by Boeckel & Sarriera, 2005), Driver Behavior Questionnaire (DBQ, Reason et. al., 1990; Translated and adapted by Brites 2006) and the Big Five Inventory ( BFI ; Benet - Martinez & John , 1998) . The results show that the perception of authoritarian and permissive styles is positively associated with risk behavior in driving, no significant correlation between the authoritative style and behavior driving risk. Regarding personality,the neuroticism, openness and extroversion are positively correlated with risk behaviors in driving, a negative association was find between conscientiousness and unintentional violation. These results suggest the authoritative style is protective against risk in driving.2014-07-02T14:33:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5127TID:201227649porPereira, Maria Emília Batista Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:57.116995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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