O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58155
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_29837af3ddae72021545123fb83c5f5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativaJogosGamificaçãoAvaliação formativaHistória - Estudo e ensinoEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório tem como objetivo principal relatar a experiência letiva obtida no âmbito da Prática Supervisionada do Mestrado de Ensino em História. Para tal, discutirá os principais pedagogos que a informaram, bem como a utilização do quiz enquanto ferramenta de consolidação das aprendizagens, e da gamificação no contexto da avaliação formativa. Ao descrever a experiência de aplicação de quizzes em contexto de sala de aula, procurar-se-á inserir esta prática numa discussão mais vasta em torno do conceito da gamificação e dos seu potenciais didáticos.This report aims to describe the Supervised Teaching Practice of the Master’s degree in teaching history. To this effect it will argue the main authors who had an influence on it as well as the use of the quiz as a tool to consolidate the learning process and gamification on the context of formative evaluation. By describing the experience of quiz application in the classroom, we will try to insert this practice in a broader discussion about the concept of gamification and its didactic potentials.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaMargarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela2023-06-09T15:08:26Z2022-12-212022-11-282022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:22:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:22:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
title O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
spellingShingle O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
Margarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela
Jogos
Gamificação
Avaliação formativa
História - Estudo e ensino
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
title_full O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
title_fullStr O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
title_full_unstemmed O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
title_sort O quiz no ensino da história – Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa
author Margarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela
author_facet Margarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarido, Maria Margarida Schiappa da Silva Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Gamificação
Avaliação formativa
História - Estudo e ensino
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jogos
Gamificação
Avaliação formativa
História - Estudo e ensino
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2022-11-28
2022-12-21T00:00:00Z
2023-06-09T15:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58155
url http://hdl.handle.net/10451/58155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549240063229952