Práticas de avaliação formativa para as aprendizagens numa turma do 11º ano de Economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Paulo Rui da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46969
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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Assim, tem como objetivo compreender como é que a utilização de instrumentos de avaliação formativa para as aprendizagens pode contribuir para uma aprendizagem efetiva, da unidade letiva 11, Intervenção do Estado na Economia, no ensino de Economia A do décimo primeiro ano. A abordagem durante a experiência pedagógica foi de carácter qualitativo. As práticas pedagógicas e a utilização de estratégias e instrumentos de avaliação, debruçaram-se sobre uma avaliação formativa contínua durante e após a lecionação atuando junto dos alunos e explorando o potencial de cada aluno, na tentativa de promover o pensamento crítico sobre o ensino da Economia e que os mesmos estabelecessem relacionamentos com os conhecimentos prévios. A utilização de estratégias e instrumentos de avaliação formativa para as aprendizagens foi diversificada e centrou-se no teste em duas fases em formato digital e não digital, com reflexão permanente ao nível de uma avaliação contínua e predominantemente formativa. As informações recolhidas e analisadas da Prática de Ensino Supervisionada permitiram chegar a algumas conclusões. Os resultados sugerem que a aplicação de práticas de avaliação formativa para as aprendizagens potencia a aprendizagem efetiva. Nesta turma evidenciou-se que, na generalidade, os alunos melhoraram as suas aprendizagens com as estratégias e metodologias adotadas durante a referida prática pedagógica, mas são os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem que beneficiaram mais em termos relativos das práticas de avaliação formativa para as aprendizagens e, que estas práticas na sua essência, estimularam a motivação para uma aprendizagem mais efetiva.According to several authors and with the literature, it was found that there is a consensus that students submitted to a continuous formative assessment have a greater evolution in their learning. This report aims to analyze the contribution of different pedagogical practices and the use of formative assessment tools for learning. Thus, it aims to understand how the use of formative assessment tools for learning can contribute to effective learning, from the teaching unit 11, State Intervention in Economics, in the teaching of Economics A in the eleventh year. The approach during the pedagogical experience was qualitative. The pedagogical practices and the use of evaluation strategies and instruments, focused on a continuous formative evaluation during and after the teaching, working with the students and exploring the potential of each student, in an attempt to promote critical thinking about the teaching of Economics. and that they establish relationships with previous knowledge. The use of formative assessment strategies and instruments for learning was diversified and focused on testing in two phases in digital and non digital format, with permanent reflection at the level of continuous and predominantly formative assessment. The information collected and analyzed from the Supervised Teaching Practice allowed to reach some conclusions. The results suggest that the application of formative assessment practices for learning enhances effective learning. In this class it was evidenced that, in general, students improved their learning with the strategies and methodologies adopted during the mentioned pedagogical practice, but it is the students with greater learning difficulties who benefited more in relative terms of the formative assessment practices for the students, learnings and that these practices in essence stimulated the motivation for more effective learning.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaBatista, Paulo Rui da Cunha2021-03-22T16:55:14Z20202020-06-082020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46969TID:202679152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.780380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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