O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18168
Resumo: A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.
id RCAP_29938bba12a5445c0c8284a00d1706d4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.Estudo realizado na ESE, nos anos letivos 2014/15 a 2018/19ImpactoDesenvolvimento ProfissionalFormação Pós-graduada DocenteIdentidade ProfissionalCiclo de vida dos ProfessoresImpactProfessional developmentPostgraduate teacher trainingProfessional IdentityTeacher’s life cycleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.The research that is the object of this project, was developed with the purpose of collecting information on the impact caused by training in Educational Organizations Administration, at the master’s level, in relation to the professional path of the students who attended it. The number of students taking master's courses in school administration at Portuguese universities has increased considerably in the last 5-10 years. Having been introduced recently, there is an extremely limited evaluation of these courses, and little is known about their effect, in the context of the education system (macro level of impact), or their influence on the development and professional practices of students who attended the masters (micro level of impact). In order to deepen this reflection, we sought to obtain data through a questionnaire survey regarding the completion of the master’s degree under study and any measures that are being applied by the various higher education institutions, to promote its completion. The results obtained may enhance the introduction of possible improvements in later editions.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSargento, Alexandre João Amorim de Oliveira2021-07-26T10:00:45Z202120182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18168TID:202794946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.632585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
Estudo realizado na ESE, nos anos letivos 2014/15 a 2018/19
title O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
spellingShingle O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira
Impacto
Desenvolvimento Profissional
Formação Pós-graduada Docente
Identidade Profissional
Ciclo de vida dos Professores
Impact
Professional development
Postgraduate teacher training
Professional Identity
Teacher’s life cycle
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
title_full O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
title_fullStr O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
title_full_unstemmed O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
title_sort O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
author Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira
author_facet Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Impacto
Desenvolvimento Profissional
Formação Pós-graduada Docente
Identidade Profissional
Ciclo de vida dos Professores
Impact
Professional development
Postgraduate teacher training
Professional Identity
Teacher’s life cycle
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Impacto
Desenvolvimento Profissional
Formação Pós-graduada Docente
Identidade Profissional
Ciclo de vida dos Professores
Impact
Professional development
Postgraduate teacher training
Professional Identity
Teacher’s life cycle
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-26T10:00:45Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18168
TID:202794946
url http://hdl.handle.net/10400.22/18168
identifier_str_mv TID:202794946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131467344773120