O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18168 |
Resumo: | A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições. |
id |
RCAP_29938bba12a5445c0c8284a00d1706d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.Estudo realizado na ESE, nos anos letivos 2014/15 a 2018/19ImpactoDesenvolvimento ProfissionalFormação Pós-graduada DocenteIdentidade ProfissionalCiclo de vida dos ProfessoresImpactProfessional developmentPostgraduate teacher trainingProfessional IdentityTeacher’s life cycleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.The research that is the object of this project, was developed with the purpose of collecting information on the impact caused by training in Educational Organizations Administration, at the master’s level, in relation to the professional path of the students who attended it. The number of students taking master's courses in school administration at Portuguese universities has increased considerably in the last 5-10 years. Having been introduced recently, there is an extremely limited evaluation of these courses, and little is known about their effect, in the context of the education system (macro level of impact), or their influence on the development and professional practices of students who attended the masters (micro level of impact). In order to deepen this reflection, we sought to obtain data through a questionnaire survey regarding the completion of the master’s degree under study and any measures that are being applied by the various higher education institutions, to promote its completion. The results obtained may enhance the introduction of possible improvements in later editions.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSargento, Alexandre João Amorim de Oliveira2021-07-26T10:00:45Z202120182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18168TID:202794946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:46.632585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. Estudo realizado na ESE, nos anos letivos 2014/15 a 2018/19 |
title |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
spellingShingle |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira Impacto Desenvolvimento Profissional Formação Pós-graduada Docente Identidade Profissional Ciclo de vida dos Professores Impact Professional development Postgraduate teacher training Professional Identity Teacher’s life cycle Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
title_full |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
title_fullStr |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
title_full_unstemmed |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
title_sort |
O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes. |
author |
Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira |
author_facet |
Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delgado, Paulo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impacto Desenvolvimento Profissional Formação Pós-graduada Docente Identidade Profissional Ciclo de vida dos Professores Impact Professional development Postgraduate teacher training Professional Identity Teacher’s life cycle Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Impacto Desenvolvimento Profissional Formação Pós-graduada Docente Identidade Profissional Ciclo de vida dos Professores Impact Professional development Postgraduate teacher training Professional Identity Teacher’s life cycle Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-07-26T10:00:45Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18168 TID:202794946 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18168 |
identifier_str_mv |
TID:202794946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131467344773120 |