A expressão plástica na aprendizagem da geometria no 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43190
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo compreender de que modo tarefas da área da Expressão e Educação Artística podem contribuir para a aprendizagem no domínio da Geometria. Para que a investigação fosse possível, foram desenvolvidas três questões: (i) Que conhecimentos e capacidades geométricos mobilizam os alunos quando resolvem tarefas que têm como ponto de partida a expressão plástica?; (ii) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de tarefas geométricas que têm como ponto de partida a expressão plástica?; (iii) Qual a perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem e aquisição de conhecimentos e capacidades geométricos que têm como ponto de partida a expressão plástica?. Para este efeito foi feita uma pesquisa sobre o estado da arte referente às temáticas relacionadas com a minha proposta pedagógica, com o intuito de a fundamentar e de a tornar sólida. Assim, a fundamentação teórica inclui secções sobre a Educação pela Arte, a Geometria no Ensino Básico e a Articulação entre a Expressão Plástica e a Geometria. Existe também uma secção sobre a Robótica no 1.o Ciclo do Ensino Básico, que se articula essencialmente à Geometria, por se realizarem tarefas onde se desenvolve a orientação espacial, mas que está associada à Expressão Plástica através da exploração da maqueta da cidade, isto é, à exploração do produto final criado a partir da Articulação entre a Expressão Plástica e a Geometria. No que se refere à metodologia adotada, este estudo assume uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, pois requer uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto de investigação, numa abordagem de investigação sobre a prática, que tem como objetivo a ação e a investigação de uma problemática em contexto de estágio. A recolha de dados foi realizada recorrendo à observação direta participante, à recolha documental e a um inquérito por questionário de pergunta aberta que foi respondido pelas crianças da turma onde realizei o estágio. A proposta pedagógica englobou três grandes tarefas, que se subdividiram em pequenos momentos, e que pretenderam conduzir os alunos a uma aprendizagem da Geometria, partindo da área da Expressão Plástica, articulando as duas temáticas. A análise de dados é realizada tendo como pano de fundo as questões de investigação formuladas e interpreta os dados recolhidos durante as semanas de intervenção em estágio. Constatou-se que as crianças mobilizaram, de um modo geral, conhecimentos e capacidades geométricas, nomeadamente a visualização o raciocínio espacial. Destaca-se a Tarefa 2, em que a passagem de um elemento tridimensional (objeto que as crianças trouxeram de casa com o formato de um sólido geométrico) para um elemento bidimensional (uma sua planificação), e posteriormente o inverso (construção do sólido geométrico), evidencia a mobilização desses conhecimentos e capacidades. As maiores dificuldades reveladas pelos alunos relacionam-se com a identificação verbal das características geométricas das figuras e dos sólidos desenhados e construídos pela turma. Ainda assim, a maior parte das tarefas foram concretizadas com poucas dificuldades da parte dos alunos, manifestando estes alguns conhecimentos ao nível das características das figuras e dos sólidos geométricos. As análises das perceções dos alunos através das suas respostas ao questionário evidenciam, de um modo geral, que estes consideram que realizaram aprendizagens geométricas a partir das tarefas de expressão plástica em que se envolveram, manifestando interesse e envolvimento nas tarefas, bem como contentamento pelo produto final a que chegaram. Após a análise dos dados obtidos, são realizadas as considerações globais, que incluem uma síntese final do projeto, as respostas obtidas às questões de estudo e é feita uma reflexão final de todo o trabalho desenvolvido.
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Para este efeito foi feita uma pesquisa sobre o estado da arte referente às temáticas relacionadas com a minha proposta pedagógica, com o intuito de a fundamentar e de a tornar sólida. Assim, a fundamentação teórica inclui secções sobre a Educação pela Arte, a Geometria no Ensino Básico e a Articulação entre a Expressão Plástica e a Geometria. Existe também uma secção sobre a Robótica no 1.o Ciclo do Ensino Básico, que se articula essencialmente à Geometria, por se realizarem tarefas onde se desenvolve a orientação espacial, mas que está associada à Expressão Plástica através da exploração da maqueta da cidade, isto é, à exploração do produto final criado a partir da Articulação entre a Expressão Plástica e a Geometria. No que se refere à metodologia adotada, este estudo assume uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, pois requer uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do projeto de investigação, numa abordagem de investigação sobre a prática, que tem como objetivo a ação e a investigação de uma problemática em contexto de estágio. A recolha de dados foi realizada recorrendo à observação direta participante, à recolha documental e a um inquérito por questionário de pergunta aberta que foi respondido pelas crianças da turma onde realizei o estágio. A proposta pedagógica englobou três grandes tarefas, que se subdividiram em pequenos momentos, e que pretenderam conduzir os alunos a uma aprendizagem da Geometria, partindo da área da Expressão Plástica, articulando as duas temáticas. A análise de dados é realizada tendo como pano de fundo as questões de investigação formuladas e interpreta os dados recolhidos durante as semanas de intervenção em estágio. Constatou-se que as crianças mobilizaram, de um modo geral, conhecimentos e capacidades geométricas, nomeadamente a visualização o raciocínio espacial. Destaca-se a Tarefa 2, em que a passagem de um elemento tridimensional (objeto que as crianças trouxeram de casa com o formato de um sólido geométrico) para um elemento bidimensional (uma sua planificação), e posteriormente o inverso (construção do sólido geométrico), evidencia a mobilização desses conhecimentos e capacidades. As maiores dificuldades reveladas pelos alunos relacionam-se com a identificação verbal das características geométricas das figuras e dos sólidos desenhados e construídos pela turma. Ainda assim, a maior parte das tarefas foram concretizadas com poucas dificuldades da parte dos alunos, manifestando estes alguns conhecimentos ao nível das características das figuras e dos sólidos geométricos. As análises das perceções dos alunos através das suas respostas ao questionário evidenciam, de um modo geral, que estes consideram que realizaram aprendizagens geométricas a partir das tarefas de expressão plástica em que se envolveram, manifestando interesse e envolvimento nas tarefas, bem como contentamento pelo produto final a que chegaram. Após a análise dos dados obtidos, são realizadas as considerações globais, que incluem uma síntese final do projeto, as respostas obtidas às questões de estudo e é feita uma reflexão final de todo o trabalho desenvolvido.This report was developed within the scope of the course unit Internship IV, of the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, in a 4th grade of the primary school education and has the objective of understanding how tasks in the area of Expression and Artistic Education can contribute to learning Geometry. To make the investigation possible, three questions were developed: (i) What geometric knowledge and skills mobilize students when solving tasks that have plastic expression as a starting point?; (ii) What difficulties do students show in solving geometric tasks that have plastic expression as a starting point?; (iii) What is the students' perception of their learning and acquisition of geometric knowledge and skills that have plastic expression as a starting point?. For this purpose, this research was carried out on the state of the art regarding contents related to my pedagogical proposal, in order to support it and make it solid. Thus, the theoretical foundation includes sections on Education through Art, Geometry in Basic Education and the Articulation between Plastic Expression and Geometry. There is also a section on Robotics in the 1st Cycle of Basic Education, which is essentially linked to Geometry, as tasks involving spatial orientation are carried out, but which is associated with Plastic Expression through the exploration of the model of the city, as the exploration of the final product created from the Articulation between Plastic Expression and Geometry. Regarding the methodology adopted, this study assumes a qualitative methodology of an interpretive nature, as it requires an analysis and reflection on the work developed throughout the research project, on a practice approach, which aims at the action and investigation of a problem in an internship context. Data collection was carried out using direct participant observation, document collection and an open-question questionnaire survey. The pedagogical proposal includes three major tasks, which were subdivided into small moments, and intended to lead students to learn Geometry, starting from the area of Plastic Expression, articulating the two themes. The data analysis is performed based on the formulated research questions and refers to the data collection I performed throughout the weeks of intervention during the internship. It was learnt that the children mobilized geometric knowledge and skills, 7 namely visualization and spatial reasoning, mainly in Task 2. The passage from a three- dimensional element (object that the children brought from home with the shape of a geometric solid) to a two-dimensional element (planification), and then the inverse (construction of the geometric solid), shows the exact same. The greatest difficulties were related to the verbal identification of the geometric characteristics of the figures and solids drawn by the class, and the tasks were completed with low difficulty, showing knowledge of the characteristics of figures and geometric solids. After analysing the results obtained, overall considerations are carried out, which include a final synthesis of the project, answers to the study questions are given and a final thought is developed throughout the work.Felício, PedroMendes, Maria de FátimaRepositório ComumCarvalho, Catarina Pereira de2023-01-13T14:31:12Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43190TID:203155440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.382886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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