Bullying-não...isso magoa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29449 |
Resumo: | O Bullying define principalmente os atos de violência física ou psicológica entre crianças/adolescentes, alunos e/ou grupos de alunos, geralmente nas escolas ou suas proximidades, com ou sem razão aparente e de forma intencional e continuada. A violência/bullying pode provocar perturbações de ansiedade, sono e de alimentação, a obesidade, a depressão e os comportamentos sexuais de risco e em casos extremos o suicídio. Este trabalho tem como objetivo identificar e caracterizar a vitimização e a agressão através do bullying numa escola básica do 2º e 3º ciclo na grande Lisboa, em alunos de 3º ciclo. A amostra foi constituída por 74 alunos (53 raparigas e 21 rapazes), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, sendo que a média foi de 14 anos. O instrumento utilizado foi um questionário de Dan Olweus (1989), adaptado para a língua portuguesa e validado para a população escolar por Pereira e Tomás (1994 cit. em Pereira, 2008) e revisto por Melim (2011), de caráter anónimo. Após análise dos dados obtidos através do questionário, constatámos práticas de agressão que denunciavam a ocorrência de bullying numa percentagem de 17,6% de vitimização (vítimas), 6,6% afirmaram-se agressores e 4,0% as chamadas vítimas agressoras, já 82,4% identificaram-se como não envolvidos. Os locais onde mais ocorrem estes casos são o recreio seguido da sala de aula. |
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