Bullying em contexto escolar:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fábio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36816
Resumo: Este trabalho engloba o relatório final da prática de ensino supervionada onde este esta inserido as quatros áreas/ dimensões, Formação Profissional, Social e Ética (Área 1), Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem (Área 2), Participação na escola e de relação com a comunidade (Área 3) e por ultimo Desenvolvimento Profissional ao longo da vida (Área 4).O trabalho de investigação científica, realizado durante a PES, foi o tema do Bullying em contexto escolar. O objetivo deste estudo foi verificar prevalência de Bullying, identificando também as causas e motivações que levam à prática destes atos, passando pelos meios em que são realizados. A amostra foi constituída por 34 alunos de duas turmas, uma do 12º ano da e outra turma do 11º ano, de uma escola secundária do concelho do Montijo, ambas de cursos técnico/profissionais com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade, de ambos os sexos. O questionário utilizado foi o de Melim (2011). Os resultados revelaram que o grupo de "agressores" foi composto por 9% (n=3), sendo a sua totalidade do sexo masculino. O grupo das "vítimas" perfez 6% (n=2) sendo 1 rapaz e 1 rapariga. A forma mais comum de Bullying, com 20,7% foi chamar nomes feios. Quanto ao local mais frequente, onde ocorreu o Bullying, foi no recreio com uma percentagem de 39,9% seguido na sala de aula e no corredor e escadas da escola com uma percentagem de 9,2% cada. É importante perceber se os jovens, já foram ou são vítimas de atos de Bullying, se foram ou são indivíduos bullys (agressores), em que condições é que foram vítimas ou agressores, em que locais é que os atos aconteceram e de forma a poder haver algum tipo de intervenção.
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