A reciclagem do significado de comunidade: processos de reinterpretação no texto publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/5250
Resumo: Nos anúncios publicitários impressos realçam-se, frequentemente, alguns aspectos semânticos destinados a fixar a atenção na mensagem icónica e verbal. Entre outras técnicas, vai-se chamar a atenção para uma, usada com bastante frequência, e que consiste no facto de a mensagem publicitária forçar a reinterpretação de determinadas verbalizações comunitariamente conhecidas. A atenção do receptor é captada por causa de um processo anormal de atribuição de significado, sobretudo presente nas expressões socialmente partilhadas, os provérbios e as expressões fixas. E isto porque se força uma interpretação que anula uma construção semântica comunitariamente partilhada de uma determinada expressão.
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