Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagulho, Joana Salvador
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5646
Resumo: Mestrado em Ensino da Música.
id RCAP_29aa869a60fc76a396a5714942e8c693
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:MúsicaEnsino de cravoImprovisaçãoManual de cravoIniciação instrumentalMusicHarpsichord teachingImprovisationHarpsichord manualHarpsichord beginner-teachingMestrado em Ensino da Música.RESUMO I - O presente relatório de estágio é um trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino Especializado da Música (EEM) da Escola Superior de Música de Lisboa, ministrado na escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), enquanto observadora na classe de cravo da professora Cândida Matos, durante o ano lectivo de 2013/2014. Faz-se uma contextualização da EMCN, uma análise das práticas educativas desenvolvidas pela professora cooperante nas aulas assistidas e as desenvolvidas pela mestranda nas três aulas leccionadas em cada nível de ensino: Iniciação, Básico e Secundário. Por fim realiza-se uma reflexão critica sobre o trabalho realizado.RESUMO II - Neste trabalho procura-se conhecer a realidade do ensino nas escolas de música do cravo em Portugal com vista à realização de uma proposta de manual de cravo para as iniciações ao cravo em Português. Na revisão da literatura são definidas questões centrais do trabalho como a génese do movimento de música antiga, as especificidades do ensino do cravo e ainda a importância da improvisação na performance e no ensino da música. Faz-se um levantamento das escolas de música em Portugal e quais leccionam cravo. Para questões relacionadas com o ensino realizou-se um inquérito enviado a 20 professores de cravo. Após a análise das respostas desenvolve-se uma análise critica de vários manuais de cravo e de piano utilizados pelos professores e por fim realiza-se uma proposta de manual de actividades com base nas conclusões.ABSTRACT I - Pedagogical practice - The present internship report is a research study carried out within the scope of the Mestrado em Ensino Especializado da Música (EEM, MA in Specialized Music Teaching) at Escola Superior de Música de Lisboa, taught in the Music School of the Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), as an observer in Professor Cândida Matos’s harpsichord class, throughout the 2013/2014 school year. It provides a contextualization of the EMCN as a whole, an analysis of the educational practices developed by the Cooperating teacher in the observation lessons, as well as those developed by the MA candidate in the three lessons given in each learning stage: Initiation, Elementary and Secondary. Finally, it offers a critical reflection on the work carried out in this teaching context.ABSTRACT II - The present study aims to survey current practices in the teaching of harpsichord in Portuguese music schools, with a view to putting forward a proposal for a harpsichord beginner-teaching manual, in Portuguese. The state of the art lays out some of the study’s driving questions, such as the genesis of the Early Music movement, the specificities of teaching the harpsichord and the importance of improvisation in both musical performance and music teaching. It maps the existing music schools in Portugal, and identifies the ones that teach the harpsichord. To uncover matters related to teaching methods and practices, a survey was sent to twenty harpsichord teachers. Following an analysis of the answers, the study offers a critical analysis of the harpsichord and piano manuals employed by these teachers. Finally, it proposes a practice manual that reflects the conclusions reached in the course of the research.Castro, Ana MafaldaRCIPLBagulho, Joana Salvador2016-02-05T17:35:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5646TID:201456834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:54.218588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
title Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
spellingShingle Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
Bagulho, Joana Salvador
Música
Ensino de cravo
Improvisação
Manual de cravo
Iniciação instrumental
Music
Harpsichord teaching
Improvisation
Harpsichord manual
Harpsichord beginner-teaching
title_short Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
title_full Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
title_fullStr Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
title_full_unstemmed Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
title_sort Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:
author Bagulho, Joana Salvador
author_facet Bagulho, Joana Salvador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Ana Mafalda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagulho, Joana Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Ensino de cravo
Improvisação
Manual de cravo
Iniciação instrumental
Music
Harpsichord teaching
Improvisation
Harpsichord manual
Harpsichord beginner-teaching
topic Música
Ensino de cravo
Improvisação
Manual de cravo
Iniciação instrumental
Music
Harpsichord teaching
Improvisation
Harpsichord manual
Harpsichord beginner-teaching
description Mestrado em Ensino da Música.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-05T17:35:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5646
TID:201456834
url http://hdl.handle.net/10400.21/5646
identifier_str_mv TID:201456834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407131729920