Prototipagem musical: novo design de instrumentos de teclado antigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bau, João Silvestre Medeiros de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/145385
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-10-05/000871568.pdf
Resumo: O cravo, um dos ancestrais do piano moderno juntamente com o clavicórdio, floresceu na Europa do século XV ao séc. XVIII, tendo até então sua construção planejada de maneira artesanal/experimental. Em meados do séc. XX musicólogos e especialistas como Frank Hubbard e Wolfgang Zuckermann, além de outras personalidades, decidiram reviver o instrumento ao compilar seus antigos métodos de Marcenaria, mantendo, porém, suas tradições de manufatura. Uma vez que a prototipagem rápida (PR) é uma tecnologia que permite economia de tempo e precisão de detalhes na fabricação de produtos, há a possibilidade de se idealizar um novo projeto de cravo que permita o trabalho com materiais nacionais, tornando o instrumento acessível para estudantes de cravo ou admiradores de Música Antiga, além de gerar nova literatura sobre o assunto. Por possuir o caráter multidisciplinar, o projeto demanda estudo bibliográfico sobre o histórico e a construção do instrumento, conceitos da Seção Áurea, sketches para um novo produto, estudo das afinações do instrumento, Teoria Musical e Ondulatória (Física De Ondas). Por fim, há a apresentação de partes d'um protótipo para sua avaliação ante ao público
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