Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/131649 |
Resumo: | UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
id |
RCAP_29ae4393c5ac1f38733dc184a026b7be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/131649 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessáriaLearning to live together, a necessary utopiaThe importance of education for Citizenship in School in a globalized worldA importância da educação para a Cidadania na Escola num mundo globalizadoEducaçãoCidadaniaValoresEuropaGlobalizaçãoEducationCitizenshipValuesEuropeGlobaliza‑tionUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020No âmbito da recente Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, é proposta uma nova componente curricular nos ensinos básico e secundário: Cidadania e Desenvolvimento, onde se inclui a dimensão europeia da Educação. A dimensão europeia da educação visa formar jovens conscientes da sua pertença à União, intervindo direta e ativamente no projeto de construção europeia. Com esta Cidadania Europeia, pretende‑se desenvolver uma identidade europeia assente num conjunto de valores e no sentimento de pertença em relação à Europa e ao mundo. Como aprender a viver em conjunto, respeitando o outro, o diferente, quer o vizinho do lado, o europeu, quer os outros povos, culturas e religiões, numa democracia em que o respeito pelos direitos humanos seja o princípio para uma cidadania ativa, é a questão de partida deste estudo. Este processo de aprender a viver em conjunto inclui a compreensão da Europa, da sua história e do seu futuro, o desenvolvimento dos Direitos Humanos e o aprofundamento da Democracia, constituindo, por um lado, uma oportunidade dos povos europeus partilharem e beneficiarem de uma herança diversa e rica, e, por outro, de servirem de exemplo de cultura e civilização para o mundo. Esta dimensão europeia da educação é uma oportunidade e um desafio. Under the recent National Strategy for Education for Citizenship, a new curricular component is proposed in primary and secondary education: Citizenship and Development, which includes the European dimension of education. The European dimension of education aims to train young people aware of their belonging to the Union, intervening directly and actively in the project of European construction. With this European Citizenship, the aim is to develop a European identity based on a set of values and sense of belonging in relation to Europe and the world. Learning to live together, respecting the other, the different, whether the next-door neighbour, the European, or other peoples, cultures and religions, in a democracy where respect for human rights is the principle for active citizenship, is the starting point for this study. This process of learning to live together includes understanding Europe, its history and future, the development of human rights and the deepening of democracy. On the one hand, it is an opportunity for the peoples of Europe to share and benefit from a diverse and rich heritage, and on the other hand, to serve as an example of culture and civilisation for the world. This European dimension of education is a challenge.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNBaltazar, Isabel2022-01-27T03:27:08Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/131649por1645-3530PURE: 36378886https://doi.org/10.14195/1647-8622_21_4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:16Zoai:run.unl.pt:10362/131649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:09.230741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária Learning to live together, a necessary utopiaThe importance of education for Citizenship in School in a globalized world A importância da educação para a Cidadania na Escola num mundo globalizado |
title |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
spellingShingle |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária Baltazar, Isabel Educação Cidadania Valores Europa Globalização Education Citizenship Values Europe Globaliza‑tion |
title_short |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
title_full |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
title_fullStr |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
title_full_unstemmed |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
title_sort |
Aprender a viver em conjunto, uma utopia necessária |
author |
Baltazar, Isabel |
author_facet |
Baltazar, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História Contemporânea (IHC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltazar, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cidadania Valores Europa Globalização Education Citizenship Values Europe Globaliza‑tion |
topic |
Educação Cidadania Valores Europa Globalização Education Citizenship Values Europe Globaliza‑tion |
description |
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-27T03:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/131649 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/131649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-3530 PURE: 36378886 https://doi.org/10.14195/1647-8622_21_4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138075031371776 |