A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8979
Resumo: Este estudo tem como objectivo principal avaliar a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação do destino turístico. Tendo como base de análise a cidade da Figueira da Foz, pretende-se averiguar qual o impacte que tem o Casino, como atracção turística na área-destino. Neste sentido e tendo em conta que o objecto de estudo deve centrar-se no tema proposto, foi formulada uma questão fundamental que servirá de núcleo de análise e motivo de reflexão, a qual se tem em vista validar ao longo da tese: QUAL O PAPEL DO CASINO ENQUANTO PRODUTO TURÍSTICO E QUAL A SUA RELEVÂNCIA PARA A IMAGEM DA ÁREA-DESTINO ? Como objectivos específicos essenciais que importa analisar, contam-se, a aferição da "imagem do destino" e sua importância do ponto de vista dos turistas, a identificação da Imagem do Casino e seu papel na Imagem do destino, e a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino. Procuram-se respostas a estas questões de investigação através da realização de inquéritos aos turistas nacionais e estrangeiros sobre a imagem percepcionada do destino Figueira da Foz, bem como do papel que desempenha o casino enquanto elemento de atracção. Uma revisão bibliográfica permite a compreensão da especificidade do turismo enquanto campo de aplicação da análise de imagens, discutindo neste contexto a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação da área-destino. Também o conceito de Imagem do Casino e seu papel na Imagem destino, bem como a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino, são apresentados com maior pormenor, considerando definições, medição da imagem e os seus efeitos no comportamento do turista. Com base nestas reflexões, uma hipótese geral e dez hipóteses são sugeridas, das quais falaremos mais adiante. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de inquéritos efectuados, especialmente no período da realização do Euro 2004. O inquérito obteve 76 respostas válidas, contendo dados sóciodemográficos relativos ao comportamento turístico, às motivações, percepções e avaliações do destino e ao provável comportamento do turista no futuro. Finalmente, a relação entre imagem de destino e o provável comportamento turístico futuro é analisada.
id RCAP_29b158f3f6adba8c6834520a1ace760b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destinoGestão do turismoDestinos turísticosPromoção turísticaComportamento dos consumidoresDesenvolvimento do turismo - Figueira da Foz (Portugal)Este estudo tem como objectivo principal avaliar a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação do destino turístico. Tendo como base de análise a cidade da Figueira da Foz, pretende-se averiguar qual o impacte que tem o Casino, como atracção turística na área-destino. Neste sentido e tendo em conta que o objecto de estudo deve centrar-se no tema proposto, foi formulada uma questão fundamental que servirá de núcleo de análise e motivo de reflexão, a qual se tem em vista validar ao longo da tese: QUAL O PAPEL DO CASINO ENQUANTO PRODUTO TURÍSTICO E QUAL A SUA RELEVÂNCIA PARA A IMAGEM DA ÁREA-DESTINO ? Como objectivos específicos essenciais que importa analisar, contam-se, a aferição da "imagem do destino" e sua importância do ponto de vista dos turistas, a identificação da Imagem do Casino e seu papel na Imagem do destino, e a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino. Procuram-se respostas a estas questões de investigação através da realização de inquéritos aos turistas nacionais e estrangeiros sobre a imagem percepcionada do destino Figueira da Foz, bem como do papel que desempenha o casino enquanto elemento de atracção. Uma revisão bibliográfica permite a compreensão da especificidade do turismo enquanto campo de aplicação da análise de imagens, discutindo neste contexto a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação da área-destino. Também o conceito de Imagem do Casino e seu papel na Imagem destino, bem como a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino, são apresentados com maior pormenor, considerando definições, medição da imagem e os seus efeitos no comportamento do turista. Com base nestas reflexões, uma hipótese geral e dez hipóteses são sugeridas, das quais falaremos mais adiante. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de inquéritos efectuados, especialmente no período da realização do Euro 2004. O inquérito obteve 76 respostas válidas, contendo dados sóciodemográficos relativos ao comportamento turístico, às motivações, percepções e avaliações do destino e ao provável comportamento do turista no futuro. Finalmente, a relação entre imagem de destino e o provável comportamento turístico futuro é analisada.The main purpose of this study is to evaluate the importance of the Casino in the promotion of the Image and in the consolidation of the tourist destination. Having as basis of analysis the city of Figueira da Foz, one intends to determine what impact the Casino has as tourist attraction in the destination area. Therefore and having in mind that the purpose of the study must be focused on the proposed subject it was made a fundamental question which will be the centre of the analysis and the aim of the reflection , which is intended to be validated during all the thesis: WHAT IS THE ROLE OF THE CASINO AS A TOURIST PRODUCT AND WHAT IS ITS IMPORTANCE FOR THE IMAGE OF THE DESTINATION AREA? It must be taken into consideration some specific and essential aims, which are relevant to analyse: the checking of the “destination image” and its importance from the tourists’ point of view, the identification of the Casino’s Image and its role in the destination Image and the evaluation of the visitors’ dislocation related to the product Casino. Answers to these research questions are looked for through the accomplishment of inquiries to national and foreign tourists about the perceptible image of destination Figueira da Foz, as well as the role that the casino performs as an element of attraction. A bibliographic revision makes possible the understanding of the tourism specificity as field to apply the analysis of images, discussing in this context the importance of the Casino in the promotion of the Image and in the consolidation of the destination area. The concept of the Casino’s Image and its role in the destination Image as well as the evaluation of the visitors’ dislocation related to the product Casino, are also presented in detail taking into consideration definitions, measurement of image and its effects in the tourist behaviour. Based in these reflections, one general hypothesis and ten hypotheses, about which we will talk later on, are suggested. This analysis is based mainly in the data gathered from the inquiries done, specially during the period the Euro 2004 was held. The inquiry got 76 valid answers, containing socio-demographic data in what concerns tourist behaviour, motivations, perceptions and destination evaluations and the likely behaviour of the tourist in the future. Finally, it is analysed the relation between the image of the destination and the likely future tourist behaviour.Universidade de Aveiro2012-09-07T16:33:32Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8979porDeus, José Eduardo Pronto Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:43:08Zoai:ria.ua.pt:10773/8979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:43:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
title A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
spellingShingle A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
Gestão do turismo
Destinos turísticos
Promoção turística
Comportamento dos consumidores
Desenvolvimento do turismo - Figueira da Foz (Portugal)
title_short A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
title_full A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
title_fullStr A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
title_full_unstemmed A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
title_sort A relevância do casino para a promoção e consolidação da imagem da área-destino
author Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
author_facet Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, José Eduardo Pronto Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Destinos turísticos
Promoção turística
Comportamento dos consumidores
Desenvolvimento do turismo - Figueira da Foz (Portugal)
topic Gestão do turismo
Destinos turísticos
Promoção turística
Comportamento dos consumidores
Desenvolvimento do turismo - Figueira da Foz (Portugal)
description Este estudo tem como objectivo principal avaliar a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação do destino turístico. Tendo como base de análise a cidade da Figueira da Foz, pretende-se averiguar qual o impacte que tem o Casino, como atracção turística na área-destino. Neste sentido e tendo em conta que o objecto de estudo deve centrar-se no tema proposto, foi formulada uma questão fundamental que servirá de núcleo de análise e motivo de reflexão, a qual se tem em vista validar ao longo da tese: QUAL O PAPEL DO CASINO ENQUANTO PRODUTO TURÍSTICO E QUAL A SUA RELEVÂNCIA PARA A IMAGEM DA ÁREA-DESTINO ? Como objectivos específicos essenciais que importa analisar, contam-se, a aferição da "imagem do destino" e sua importância do ponto de vista dos turistas, a identificação da Imagem do Casino e seu papel na Imagem do destino, e a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino. Procuram-se respostas a estas questões de investigação através da realização de inquéritos aos turistas nacionais e estrangeiros sobre a imagem percepcionada do destino Figueira da Foz, bem como do papel que desempenha o casino enquanto elemento de atracção. Uma revisão bibliográfica permite a compreensão da especificidade do turismo enquanto campo de aplicação da análise de imagens, discutindo neste contexto a importância do Casino na promoção da Imagem e consolidação da área-destino. Também o conceito de Imagem do Casino e seu papel na Imagem destino, bem como a avaliação da deslocação de visitantes em razão do produto Casino, são apresentados com maior pormenor, considerando definições, medição da imagem e os seus efeitos no comportamento do turista. Com base nestas reflexões, uma hipótese geral e dez hipóteses são sugeridas, das quais falaremos mais adiante. Esta análise baseia-se principalmente em dados obtidos através de inquéritos efectuados, especialmente no período da realização do Euro 2004. O inquérito obteve 76 respostas válidas, contendo dados sóciodemográficos relativos ao comportamento turístico, às motivações, percepções e avaliações do destino e ao provável comportamento do turista no futuro. Finalmente, a relação entre imagem de destino e o provável comportamento turístico futuro é analisada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2012-09-07T16:33:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8979
url http://hdl.handle.net/10773/8979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543474065440768