Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Wolney Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz-Santos, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81833
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.
id RCAP_29c6b6a456f8209ac4a2e7d541462744
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19COVID-19SurdocegueiraMultideficiênciaComunicaçãoDeafblindnessMultiple disabilitiesCommunicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.The pandemic caused by Covid-19 has brought consequences to the world in different social, political and economic spheres, and in proportions few of those experienced by humanity in the last century. Among the driven emergency changes, the impacts caused on the educational system were certainly enhanced when the context of care is given to students with disabilities, whose learning needs are established in different ways. This study aims to analyze the educational assistance to students with deafblindness and with multiple disabilities in Portugal in view of the pandemic impact of Covid-19. The survey had a national scope through the distribution of an online questionnaire in Portugal, having obtained 16 questionnaires referring to students with deafblindness and/or multiple disability. The results obtained showed which measures of support to learning were applied by teachers in the communication and interaction processes in students with deafblindness and multiple disabilities, and how the pandemic caused by Covid-19 has an impact on communication between teachers and students with special educational needs.Fundação para a Ciência e a TecnologiaUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoAlmeida, Wolney GomesCruz-Santos, Anabela2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81833por2358-8322https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:55.176692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19
title Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
spellingShingle Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
Almeida, Wolney Gomes
COVID-19
Surdocegueira
Multideficiência
Comunicação
Deafblindness
Multiple disabilities
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
title_full Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
title_fullStr Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
title_full_unstemmed Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
title_sort Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
author Almeida, Wolney Gomes
author_facet Almeida, Wolney Gomes
Cruz-Santos, Anabela
author_role author
author2 Cruz-Santos, Anabela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Wolney Gomes
Cruz-Santos, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Surdocegueira
Multideficiência
Comunicação
Deafblindness
Multiple disabilities
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic COVID-19
Surdocegueira
Multideficiência
Comunicação
Deafblindness
Multiple disabilities
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
2022-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81833
url https://hdl.handle.net/1822/81833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2358-8322
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133025536049152