Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81833 |
Resumo: | A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais. |
id |
RCAP_29c6b6a456f8209ac4a2e7d541462744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81833 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19COVID-19SurdocegueiraMultideficiênciaComunicaçãoDeafblindnessMultiple disabilitiesCommunicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.The pandemic caused by Covid-19 has brought consequences to the world in different social, political and economic spheres, and in proportions few of those experienced by humanity in the last century. Among the driven emergency changes, the impacts caused on the educational system were certainly enhanced when the context of care is given to students with disabilities, whose learning needs are established in different ways. This study aims to analyze the educational assistance to students with deafblindness and with multiple disabilities in Portugal in view of the pandemic impact of Covid-19. The survey had a national scope through the distribution of an online questionnaire in Portugal, having obtained 16 questionnaires referring to students with deafblindness and/or multiple disability. The results obtained showed which measures of support to learning were applied by teachers in the communication and interaction processes in students with deafblindness and multiple disabilities, and how the pandemic caused by Covid-19 has an impact on communication between teachers and students with special educational needs.Fundação para a Ciência e a TecnologiaUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoAlmeida, Wolney GomesCruz-Santos, Anabela2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81833por2358-8322https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:55.176692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19 |
title |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
spellingShingle |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 Almeida, Wolney Gomes COVID-19 Surdocegueira Multideficiência Comunicação Deafblindness Multiple disabilities Communication Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
title_full |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
title_fullStr |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
title_sort |
Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
author |
Almeida, Wolney Gomes |
author_facet |
Almeida, Wolney Gomes Cruz-Santos, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Cruz-Santos, Anabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Wolney Gomes Cruz-Santos, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Surdocegueira Multideficiência Comunicação Deafblindness Multiple disabilities Communication Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
COVID-19 Surdocegueira Multideficiência Comunicação Deafblindness Multiple disabilities Communication Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-09 2022-03-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81833 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2358-8322 https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133025536049152 |