Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Hugo S S M
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4763
Resumo: Num mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e de exigência crescentes, a capacidade de as organizações incorporarem novas formas organizativas será determinante, para melhor se adaptarem às constantes mudanças do ambiente envolvente. A assimilação da gestão da qualidade pelas organizações configura uma dessas formas. A gestão da qualidade é constituída pela implementação de um conjunto de técnicas e procedimentos focados em melhorar a prestação de serviços ou a produção. Este conjunto de procedimentos e técnicas estão padronizados na norma ISO 9001 (qualidade),1 e configura-se como uma ferramenta importante no melhoramento da capacidade destas organizações. Existem várias normas ISO, sobre variadas áreas (ambiente, segurança e higiene, segurança da informação, responsabilidade social, etc.), o nosso estudo debruça-se sobre o efeito da certificação da qualidade (ISO 9001) na produtividade e na rentabilidade das empresas que iniciaram esse processo. A partir de uma amostra de empresas portuguesas sediadas no interior do país e recorrendo a um conjunto de indicadores económico-financeiros procurou-se avaliar o poder da norma para influenciar (ou não) os resultados económico-financeiros desse conjunto de empresas. Para se operacionalizar o estudo construiu-se uma base de dados com uma amostra de 30 empresas do Interior de Portugal (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja), a partir da base de dados SABI (sistema de análisis de balances ibéricos) e selecionaram-se alguns dados contabilísticos para deduzir alguns indicadores económico-financeiros capazes de apoiar a análise do efeito da aplicação dos sistemas de gestão de qualidade, traduzidos pela ISO, nos resultados económico-financeiros dessas empresas. A análise consistiu em dois níveis de comparação: a) nível interno - em que se procurou comparar os 2 anos anteriores à data da certificação (N-2), com os 2 anos posteriores à certificação (N+2), a data da certificação foi colocada no centro da análise para evidenciar melhor a evolução das empresas certificadas da amostra; b) a nível externo - em que se compararam os dados contabilísticos da amostra, com os respetivos sectores, de forma a compreender o contexto em que estes valores foram conseguidos. Pretendeu-se assim estudar a consequências da certificação em ISO 9001, nesta amostra, depurando-as, tanto quanto possível, de oscilações conjunturais influenciadoras das performances.
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