Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4763 |
Resumo: | Num mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e de exigência crescentes, a capacidade de as organizações incorporarem novas formas organizativas será determinante, para melhor se adaptarem às constantes mudanças do ambiente envolvente. A assimilação da gestão da qualidade pelas organizações configura uma dessas formas. A gestão da qualidade é constituída pela implementação de um conjunto de técnicas e procedimentos focados em melhorar a prestação de serviços ou a produção. Este conjunto de procedimentos e técnicas estão padronizados na norma ISO 9001 (qualidade),1 e configura-se como uma ferramenta importante no melhoramento da capacidade destas organizações. Existem várias normas ISO, sobre variadas áreas (ambiente, segurança e higiene, segurança da informação, responsabilidade social, etc.), o nosso estudo debruça-se sobre o efeito da certificação da qualidade (ISO 9001) na produtividade e na rentabilidade das empresas que iniciaram esse processo. A partir de uma amostra de empresas portuguesas sediadas no interior do país e recorrendo a um conjunto de indicadores económico-financeiros procurou-se avaliar o poder da norma para influenciar (ou não) os resultados económico-financeiros desse conjunto de empresas. Para se operacionalizar o estudo construiu-se uma base de dados com uma amostra de 30 empresas do Interior de Portugal (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja), a partir da base de dados SABI (sistema de análisis de balances ibéricos) e selecionaram-se alguns dados contabilísticos para deduzir alguns indicadores económico-financeiros capazes de apoiar a análise do efeito da aplicação dos sistemas de gestão de qualidade, traduzidos pela ISO, nos resultados económico-financeiros dessas empresas. A análise consistiu em dois níveis de comparação: a) nível interno - em que se procurou comparar os 2 anos anteriores à data da certificação (N-2), com os 2 anos posteriores à certificação (N+2), a data da certificação foi colocada no centro da análise para evidenciar melhor a evolução das empresas certificadas da amostra; b) a nível externo - em que se compararam os dados contabilísticos da amostra, com os respetivos sectores, de forma a compreender o contexto em que estes valores foram conseguidos. Pretendeu-se assim estudar a consequências da certificação em ISO 9001, nesta amostra, depurando-as, tanto quanto possível, de oscilações conjunturais influenciadoras das performances. |
id |
RCAP_29dbc052fb1848bf0c454d04979a63b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no InteriorQualidadeCertificaçãoVantagens da certificaçãoInteriorNum mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e de exigência crescentes, a capacidade de as organizações incorporarem novas formas organizativas será determinante, para melhor se adaptarem às constantes mudanças do ambiente envolvente. A assimilação da gestão da qualidade pelas organizações configura uma dessas formas. A gestão da qualidade é constituída pela implementação de um conjunto de técnicas e procedimentos focados em melhorar a prestação de serviços ou a produção. Este conjunto de procedimentos e técnicas estão padronizados na norma ISO 9001 (qualidade),1 e configura-se como uma ferramenta importante no melhoramento da capacidade destas organizações. Existem várias normas ISO, sobre variadas áreas (ambiente, segurança e higiene, segurança da informação, responsabilidade social, etc.), o nosso estudo debruça-se sobre o efeito da certificação da qualidade (ISO 9001) na produtividade e na rentabilidade das empresas que iniciaram esse processo. A partir de uma amostra de empresas portuguesas sediadas no interior do país e recorrendo a um conjunto de indicadores económico-financeiros procurou-se avaliar o poder da norma para influenciar (ou não) os resultados económico-financeiros desse conjunto de empresas. Para se operacionalizar o estudo construiu-se uma base de dados com uma amostra de 30 empresas do Interior de Portugal (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja), a partir da base de dados SABI (sistema de análisis de balances ibéricos) e selecionaram-se alguns dados contabilísticos para deduzir alguns indicadores económico-financeiros capazes de apoiar a análise do efeito da aplicação dos sistemas de gestão de qualidade, traduzidos pela ISO, nos resultados económico-financeiros dessas empresas. A análise consistiu em dois níveis de comparação: a) nível interno - em que se procurou comparar os 2 anos anteriores à data da certificação (N-2), com os 2 anos posteriores à certificação (N+2), a data da certificação foi colocada no centro da análise para evidenciar melhor a evolução das empresas certificadas da amostra; b) a nível externo - em que se compararam os dados contabilísticos da amostra, com os respetivos sectores, de forma a compreender o contexto em que estes valores foram conseguidos. Pretendeu-se assim estudar a consequências da certificação em ISO 9001, nesta amostra, depurando-as, tanto quanto possível, de oscilações conjunturais influenciadoras das performances.Instituto Politécnico da Guarda2019-03-18T12:16:37Z2019-03-182018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4763http://hdl.handle.net/10314/4763TID:202189791porSousa, Hugo S S Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:52Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:41.507031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
title |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
spellingShingle |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior Sousa, Hugo S S M Qualidade Certificação Vantagens da certificação Interior |
title_short |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
title_full |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
title_fullStr |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
title_full_unstemmed |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
title_sort |
Efeitos da Certificação ISO 9001 (Qualidade) no Desempenho de Empresas Portuguesas no Interior |
author |
Sousa, Hugo S S M |
author_facet |
Sousa, Hugo S S M |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Hugo S S M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Certificação Vantagens da certificação Interior |
topic |
Qualidade Certificação Vantagens da certificação Interior |
description |
Num mundo cada vez mais competitivo, dinâmico e de exigência crescentes, a capacidade de as organizações incorporarem novas formas organizativas será determinante, para melhor se adaptarem às constantes mudanças do ambiente envolvente. A assimilação da gestão da qualidade pelas organizações configura uma dessas formas. A gestão da qualidade é constituída pela implementação de um conjunto de técnicas e procedimentos focados em melhorar a prestação de serviços ou a produção. Este conjunto de procedimentos e técnicas estão padronizados na norma ISO 9001 (qualidade),1 e configura-se como uma ferramenta importante no melhoramento da capacidade destas organizações. Existem várias normas ISO, sobre variadas áreas (ambiente, segurança e higiene, segurança da informação, responsabilidade social, etc.), o nosso estudo debruça-se sobre o efeito da certificação da qualidade (ISO 9001) na produtividade e na rentabilidade das empresas que iniciaram esse processo. A partir de uma amostra de empresas portuguesas sediadas no interior do país e recorrendo a um conjunto de indicadores económico-financeiros procurou-se avaliar o poder da norma para influenciar (ou não) os resultados económico-financeiros desse conjunto de empresas. Para se operacionalizar o estudo construiu-se uma base de dados com uma amostra de 30 empresas do Interior de Portugal (distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Évora e Beja), a partir da base de dados SABI (sistema de análisis de balances ibéricos) e selecionaram-se alguns dados contabilísticos para deduzir alguns indicadores económico-financeiros capazes de apoiar a análise do efeito da aplicação dos sistemas de gestão de qualidade, traduzidos pela ISO, nos resultados económico-financeiros dessas empresas. A análise consistiu em dois níveis de comparação: a) nível interno - em que se procurou comparar os 2 anos anteriores à data da certificação (N-2), com os 2 anos posteriores à certificação (N+2), a data da certificação foi colocada no centro da análise para evidenciar melhor a evolução das empresas certificadas da amostra; b) a nível externo - em que se compararam os dados contabilísticos da amostra, com os respetivos sectores, de forma a compreender o contexto em que estes valores foram conseguidos. Pretendeu-se assim estudar a consequências da certificação em ISO 9001, nesta amostra, depurando-as, tanto quanto possível, de oscilações conjunturais influenciadoras das performances. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13T00:00:00Z 2019-03-18T12:16:37Z 2019-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4763 http://hdl.handle.net/10314/4763 TID:202189791 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4763 |
identifier_str_mv |
TID:202189791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136931892690944 |