Atitudes e crenças de alunos do 2º ciclo do ensino básico em relação às ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Rita Alexandra Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9666
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Atitudes e crenças de alunos do 2º ciclo do ensino básico em relação às ciências naturaisAtitudesCrençasCiências naturais2.º ciclo do ensino básicoAtividades centradas no alunoAttitudesBeliefsNatural sciences2nd cycle of basic educationStudent-centered activitiesRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, apresenta o percurso ocorrido na intervenção educativa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma investigação desenvolvida em contexto de 2.º Ciclo. No primeiro capítulo, ambas as intervenções educativas são apresentadas em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo, a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e das características do contexto. A investigação é apresentada no segundo capítulo deste documento. O tema das atitudes e crenças em relação às Ciências Naturais surgiu devido um conjunto de fatores que envolveram o aparente desinteresse dos alunos por esta área disciplinar, na turma de 5.º ano onde foi realizado o estágio de 2.º Ciclo, a escassez de estudos sobre o tema em Portugal e a recente publicação de estudos a nível internacional. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 5.º ano (grupo experimental e de controlo), nas quais decorreu a PES no 2.º CEB. A amostra era constituída por trinta e um alunos, entre os 10 e os 13 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um questionário (pré-teste) para determinar as atitudes e crenças dos alunos em relação às Ciências Naturais. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção com atividades centradas no aluno no grupo experimental, que terminou com a administração do mesmo questionário (pós-teste) para determinar a influência das atividades nas atitudes e crenças dos alunos. Os resultados da investigação contrariaram a perceção de desempenho das turmas durante o período de observação, pouco motivadas para o estudo das Ciências Naturais, mas que revelaram atitudes e crenças globalmente positivas para com esta área do saber. Em parte por isso, o conjunto de atividades construídas para o desenvolvimento das atitudes e crenças positivas para com as Ciência Naturais não contribuiu para as melhorar.ABSTRACT This report, which is part of the Prática de Ensino Supervisionada II, presents the course of the educational intervention in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education and an investigation developed in the context of the 2nd Cycle. In the first chapter, both educational interventions are presented in general lines, comprising the characterization of the socio-educational context, the identification of the problem and the general objectives of the intervention, based on the strengths and fragilities of the students and the characteristics of the context. The research is presented in the second chapter of this document. The theme of the attitudes and beliefs towards Science arose due to a set of factors that involved the apparent disinterest of the students in this disciplinary area, in the 5th year group where the 2nd Cycle internship took place, the shortage of studies on the subject in Portugal and the recent publication of international studies. In this study, students from two 5th year groups (experimental and control group) participated, with which the PES was held in the 2nd Cycle. The sample consisted of thirty-one students, between 10 and 13 years old. The investigation involved several steps. Initially, a questionnaire (pre-test) was administered to determine students' attitudes and beliefs about Science. Then, an intervention plan with student-centered activities was implemented in the experimental group, which ended with the administration of the same questionnaire (post-test) to determine the influence of the activities on students' attitudes and beliefs about Science. The results of the research contradicted the perception of the classes’ performance during the observation period, low motivation for the study of the Natural Sciences, but with attitudes and beliefs globally positive towards this area of knowledge. Maybe because of this, the set of activities built for the development of positive attitudes and beliefs towards Natural Science did not improve them.Almeida, AntónioRCIPLCandeias, Rita Alexandra Alves2019-03-07T11:33:49Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9666TID:202054993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.791750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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