Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro de Almeida Salvador
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19420
Resumo: A remuneração é uma das formas mais antigas de persuadir um indivíduo a realizar um determinado trabalho, e a premiá-lo por tal, devido a inúmeros motivos. Este instrumento de compensação pode ter vários intuitos, entre os quais o de atração de talento qualificado, e a própria retenção deste mesmo talento. Contudo, diferentes indivíduos têm diferentes personalidades, o que pode fazer com que existam diferenças no tipo de pacote salarial preferido auferido por estes. Analisando uma amostra de 214 indivíduos, maioritariamente trabalhadores recentemente inseridos no mercado de trabalho, foi concluído que caraterísticas como a idade, sexo, aversão ao risco e a perceção de equidade e igualdade de cada indivíduo tem efeito na preferência, ou por remuneração fixa, ou por remuneração variável. Todavia, a literatura atual refere que as remunerações, enquanto forma de motivação extrínseca, por si só, podem não ser a melhor ferramenta para atrair e reter trabalhadores. Utilizando a mesma amostra e método do primeiro estudo, foi concluído que, embora apenas a motivação intrínseca influencia positivamente o employee engagement de um colaborador, a motivação extrínseca e intrínseca, bem como a perceção, por parte do trabalhador, do quão justa a distribuição dos rendimentos é realizada pela empresa têm impacto sobre a intenção de saída. Os resultados dos dois estudos pretendem contribuir para uma melhor compreensão de como as empresas poderão, futuramente, melhor atrair e reter o escasso talento que se encontra no mercado de trabalho.
id RCAP_2a13c0467bc9224c87e5cb60774f623a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadoresRemuneração do trabalhoCaraterísticas individuaisSatisfação no trabalhoMotivação no trabalhoRemunerationIndividual characteristicsJob satisfactionMotivationGestão de recursos humanosJovem trabalhadorA remuneração é uma das formas mais antigas de persuadir um indivíduo a realizar um determinado trabalho, e a premiá-lo por tal, devido a inúmeros motivos. Este instrumento de compensação pode ter vários intuitos, entre os quais o de atração de talento qualificado, e a própria retenção deste mesmo talento. Contudo, diferentes indivíduos têm diferentes personalidades, o que pode fazer com que existam diferenças no tipo de pacote salarial preferido auferido por estes. Analisando uma amostra de 214 indivíduos, maioritariamente trabalhadores recentemente inseridos no mercado de trabalho, foi concluído que caraterísticas como a idade, sexo, aversão ao risco e a perceção de equidade e igualdade de cada indivíduo tem efeito na preferência, ou por remuneração fixa, ou por remuneração variável. Todavia, a literatura atual refere que as remunerações, enquanto forma de motivação extrínseca, por si só, podem não ser a melhor ferramenta para atrair e reter trabalhadores. Utilizando a mesma amostra e método do primeiro estudo, foi concluído que, embora apenas a motivação intrínseca influencia positivamente o employee engagement de um colaborador, a motivação extrínseca e intrínseca, bem como a perceção, por parte do trabalhador, do quão justa a distribuição dos rendimentos é realizada pela empresa têm impacto sobre a intenção de saída. Os resultados dos dois estudos pretendem contribuir para uma melhor compreensão de como as empresas poderão, futuramente, melhor atrair e reter o escasso talento que se encontra no mercado de trabalho.Remuneration is one of the oldest methods used to persuade someone to do a certain job, as well as to reward him for it, due to numerous reasons. This compensation mechanism can have several purposes, such as attracting qualified talents, as well as the retention of that talent. However, different individuals have different personalities, which may lead to individual differences in which type of preferred remuneration package they receive. By analysing a sample of 214 individuals, mostly workers that have recently entered the labour market, it was concluded that characteristics such as age, sex, risk aversion and the individuals’ perception of equity and equality have an effect in the overall preference, either by a fixed salary, or by a variable income. Nevertheless, the current literature argues that remuneration, as a form of extrinsic motivation, alone, might not be the best tool for attracting and retaining workers. Using the same sample and method as in the first study, it was concluded that, while only intrinsic motivation influences employee engagement, extrinsic and intrinsic motivation, as well as the employee’s perception of how fair the distribution of the overall income by the company is, all influence the employee’s turnover intention. The results of the two studies aim to contribute to a better understanding of how companies may, in the future, better attract and retain the scarce talent in the labour market.2020-01-17T11:37:34Z2019-11-11T00:00:00Z2019-11-112019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19420TID:202338991porFernandes, Pedro de Almeida Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:44.727759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
title Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
spellingShingle Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
Fernandes, Pedro de Almeida Salvador
Remuneração do trabalho
Caraterísticas individuais
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Remuneration
Individual characteristics
Job satisfaction
Motivation
Gestão de recursos humanos
Jovem trabalhador
title_short Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
title_full Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
title_fullStr Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
title_full_unstemmed Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
title_sort Remunerações nos jovens: Preferências e impacto da remuneração nos jovens trabalhadores
author Fernandes, Pedro de Almeida Salvador
author_facet Fernandes, Pedro de Almeida Salvador
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pedro de Almeida Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Remuneração do trabalho
Caraterísticas individuais
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Remuneration
Individual characteristics
Job satisfaction
Motivation
Gestão de recursos humanos
Jovem trabalhador
topic Remuneração do trabalho
Caraterísticas individuais
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Remuneration
Individual characteristics
Job satisfaction
Motivation
Gestão de recursos humanos
Jovem trabalhador
description A remuneração é uma das formas mais antigas de persuadir um indivíduo a realizar um determinado trabalho, e a premiá-lo por tal, devido a inúmeros motivos. Este instrumento de compensação pode ter vários intuitos, entre os quais o de atração de talento qualificado, e a própria retenção deste mesmo talento. Contudo, diferentes indivíduos têm diferentes personalidades, o que pode fazer com que existam diferenças no tipo de pacote salarial preferido auferido por estes. Analisando uma amostra de 214 indivíduos, maioritariamente trabalhadores recentemente inseridos no mercado de trabalho, foi concluído que caraterísticas como a idade, sexo, aversão ao risco e a perceção de equidade e igualdade de cada indivíduo tem efeito na preferência, ou por remuneração fixa, ou por remuneração variável. Todavia, a literatura atual refere que as remunerações, enquanto forma de motivação extrínseca, por si só, podem não ser a melhor ferramenta para atrair e reter trabalhadores. Utilizando a mesma amostra e método do primeiro estudo, foi concluído que, embora apenas a motivação intrínseca influencia positivamente o employee engagement de um colaborador, a motivação extrínseca e intrínseca, bem como a perceção, por parte do trabalhador, do quão justa a distribuição dos rendimentos é realizada pela empresa têm impacto sobre a intenção de saída. Os resultados dos dois estudos pretendem contribuir para uma melhor compreensão de como as empresas poderão, futuramente, melhor atrair e reter o escasso talento que se encontra no mercado de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11T00:00:00Z
2019-11-11
2019-09
2020-01-17T11:37:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19420
TID:202338991
url http://hdl.handle.net/10071/19420
identifier_str_mv TID:202338991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134704593534976