Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2133 |
Resumo: | O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que é pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido em língua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida. |
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Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curricularesMatéticaPedagogiaEstudos curricularesMatheticsPedagogyCurriculum studies.Faculdade de Ciências SociaisO artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que é pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido em língua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.The article seeks to understand why Pinar (2005) considers that pedagogy and the role of teachers benefit from an inflated status in curriculum studies, which needs to be adjusted (despite the difficulty of the task), being the key to this understanding the meaning of pedagogy in Anglo-American culture. With the help of Hamilton (1993, 1999), the article establishes a relationship between pedagogy and didactics, respectively in Anglo-American and European cultures. As an example for the understanding of what is pedagogy, Papert’s constructionism is addressed, showing how it has little to do with didactics, and making it evident that, had Pinar expressed himself in Portuguese, he would have considered that what is effectively inflated in curriculum studies is didactics, and this inflation should be corrected.Universidade Federal de SergipeDigitUMaFino, Carlos Nogueira2018-10-31T12:13:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2133porFino, C. N. (2017). Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(23), 27-36.2358-1425http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7442info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:53Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:54.128036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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