Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Carlos dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24537
Resumo: O setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas.
id RCAP_381ff7d36f75d6d42de22e828c7a6920
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportesExportaçãoLogísticaTransportesVehicle routing problemExportationTransportsLogisticsGestãoO setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas.As a result of globalisation and the inherent movement of people and goods around the world, the transport sector is increasingly becoming a crucial part of everyday life. As such, the transport of goods is no exception, and it is important that its processes are increasingly optimised. This project arises in a transport company to adress the need to optimise the load planning process and the routes adopted. The aim was to make the transport service provided to a furniture manufacturing company, which wants to fulfil orders from its customers in France, more efficiently. With this project, it was possible to improve the planning process from the moment the packing list is received to the moment it is delivered to the customer, by adopting / changing the daily procedures considered relevant for better operation. In a second phase, a mathematical model was developed for the CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem). With the improvements applied, it was possible to make the planning process more efficient, and this improvement was reflected in the results presented to the customer, with an increase in the speed of responses to delivery requests, as well as in the dispatch capacity, with an increase in the flow of deliveries.Lopes, Isabel Cristina da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, João Carlos dos Santos2023-11-272025-11-07T00:00:00Z2023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24537TID:203470273porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:43.734889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
title Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
spellingShingle Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
Teixeira, João Carlos dos Santos
Exportação
Logística
Transportes
Vehicle routing problem
Exportation
Transports
Logistics
Gestão
title_short Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
title_full Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
title_fullStr Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
title_full_unstemmed Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
title_sort Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
author Teixeira, João Carlos dos Santos
author_facet Teixeira, João Carlos dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Cristina da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Carlos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Logística
Transportes
Vehicle routing problem
Exportation
Transports
Logistics
Gestão
topic Exportação
Logística
Transportes
Vehicle routing problem
Exportation
Transports
Logistics
Gestão
description O setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2023-11-27T00:00:00Z
2025-11-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24537
TID:203470273
url http://hdl.handle.net/10400.22/24537
identifier_str_mv TID:203470273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055425429504