Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24537 |
Resumo: | O setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas. |
id |
RCAP_381ff7d36f75d6d42de22e828c7a6920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportesExportaçãoLogísticaTransportesVehicle routing problemExportationTransportsLogisticsGestãoO setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas.As a result of globalisation and the inherent movement of people and goods around the world, the transport sector is increasingly becoming a crucial part of everyday life. As such, the transport of goods is no exception, and it is important that its processes are increasingly optimised. This project arises in a transport company to adress the need to optimise the load planning process and the routes adopted. The aim was to make the transport service provided to a furniture manufacturing company, which wants to fulfil orders from its customers in France, more efficiently. With this project, it was possible to improve the planning process from the moment the packing list is received to the moment it is delivered to the customer, by adopting / changing the daily procedures considered relevant for better operation. In a second phase, a mathematical model was developed for the CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem). With the improvements applied, it was possible to make the planning process more efficient, and this improvement was reflected in the results presented to the customer, with an increase in the speed of responses to delivery requests, as well as in the dispatch capacity, with an increase in the flow of deliveries.Lopes, Isabel Cristina da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, João Carlos dos Santos2023-11-272025-11-07T00:00:00Z2023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24537TID:203470273porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:43.734889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
title |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
spellingShingle |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes Teixeira, João Carlos dos Santos Exportação Logística Transportes Vehicle routing problem Exportation Transports Logistics Gestão |
title_short |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
title_full |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
title_fullStr |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
title_full_unstemmed |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
title_sort |
Planeamento de carga e rotas numa empresa de transportes |
author |
Teixeira, João Carlos dos Santos |
author_facet |
Teixeira, João Carlos dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Isabel Cristina da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, João Carlos dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exportação Logística Transportes Vehicle routing problem Exportation Transports Logistics Gestão |
topic |
Exportação Logística Transportes Vehicle routing problem Exportation Transports Logistics Gestão |
description |
O setor dos transportes, fruto da globalização e inerente movimentação de pessoas e mercadorias por todo o mundo, assume-se, cada vez mais, como elemento crucial no quotidiano. Desta forma, o transporte de mercadorias não é exceção, sendo importante que os seus processos estejam cada vez mais otimizados. Desta forma, em virtude da necessidade de otimizar o processo de planeamento de carga, assim como das rotas adotadas, surge o presente projeto desenvolvido numa empresa de transportes. Com este projeto foi possível melhorar, numa primeira fase, o processo de planeamento desde o momento de recebimento dos packing list, até ao momento de entrega ao cliente, com a alteração e adoção de novos procedimentos diários considerados relevantes para um melhor funcionamento do processo. Numa segunda fase, foi desenvolvido um modelo matemático de roteamento de veículos com base no CVRP (Capacitated Vehicle Routing Problem) com vista a tornar mais eficiente o serviço de transporte prestado à empresa de produção de mobiliário, que pretende satisfazer as encomendas dos seus clientes em França. Com as melhorias aplicadas, foi possível tornar o processo de planeamento mais eficiente, espelhando essa melhoria nos resultados apresentados ao cliente, com o aumento de celeridade nas respostas aos pedidos de entrega, assim como na capacidade de expedição, com o aumento de fluxo de entregas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 2023-11-27T00:00:00Z 2025-11-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24537 TID:203470273 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24537 |
identifier_str_mv |
TID:203470273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137055425429504 |