A supervisão: funções e competências do supervisor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3447 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar uma análise da Supervisão Escolar, entendida como o factor de sustentabilidade da escola, que a complexidade dos tempos de hoje determina que seja elencada como “organização que aprende”. Perspectivar a escola como organização que aprende, afirma-se um caminho difícil, que exige o empenhamento de todos numa aprendizagem contextualizada, colaborativa, interactiva, cooperativista e reflexiva, com vista à melhoria dos processos educativos. No sentido de tornar possível a compreensão dos supervisores, numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências, enquadradas na legislação em vigor. This article presents an analysis of school supervision, understood as the school’s sustainability factor. The complexity of our days determines that school is to be seen as a “learning organization”. To imagine school as such seems to be a difficult path, which requires the commitment of all in a contextualized, collaborative, interactive, cooperative and reflective learning process, having the improvement of the educational processes as goal. In order to make the understanding of supervisors possible in a learning organization, it was chosen to bring out the specificity of their functions and competences, supported by the legislation. |
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A supervisão: funções e competências do supervisorSupervision: Functions and Skills of the SupervisorSupervisorSupervisão pedagógicaSupervisão escolarOrganizações aprendentesDesenvolvimento profissionalEste artigo pretende apresentar uma análise da Supervisão Escolar, entendida como o factor de sustentabilidade da escola, que a complexidade dos tempos de hoje determina que seja elencada como “organização que aprende”. Perspectivar a escola como organização que aprende, afirma-se um caminho difícil, que exige o empenhamento de todos numa aprendizagem contextualizada, colaborativa, interactiva, cooperativista e reflexiva, com vista à melhoria dos processos educativos. No sentido de tornar possível a compreensão dos supervisores, numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências, enquadradas na legislação em vigor. This article presents an analysis of school supervision, understood as the school’s sustainability factor. The complexity of our days determines that school is to be seen as a “learning organization”. To imagine school as such seems to be a difficult path, which requires the commitment of all in a contextualized, collaborative, interactive, cooperative and reflective learning process, having the improvement of the educational processes as goal. In order to make the understanding of supervisors possible in a learning organization, it was chosen to bring out the specificity of their functions and competences, supported by the legislation.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBMaio, Natividade LurdesSilva, Helena SantosLoureiro, Armando2011-02-21T10:22:26Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3447porMaio, Natividade Lurdes; Silva, Helena Santos; Loureiro, Armando (2010). A supervisão: funções e competências do supervisor. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 37-511645-477410.34620/eduser.v2i1.19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:27.953842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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