As competências do supervisor pedagógico na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Carlos Manuel Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11947
Resumo: Enquadramento: O supervisor pedagógico deve ser dotado de competências para promover a autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais. A competência pedagógica está relacionada com a capacidade do supervisor para gerir as aprendizagens, num clima empático, colaborativo e motivador. Objetivos: Identificar as competências do supervisor pedagógico na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais mencionadas pelos supervisores pedagógicos em cursos profissionais; verificar as variáveis sociodemográficas e profissionais que interferem na perceção que os supervisores pedagógicos têm acerca das suas competências na promoção da autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo correlacional, com enfoque transversal, com uma amostra não probabilística por conveniência de 41 supervisores pedagógicos de Escolas com cursos profissionais do concelho de Lousada. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e a escala de Conhecimentos sobre Perfis de Competências do Supervisor Pedagógico de Salgueiro (2014). Resultados: Os conceitos associados à “supervisão” mais reiterados pelos supervisores pedagógicos foram: “Orientação”, “Apoio”, “Análise”, “Avaliação”, “Trabalho em equipa”, Estudo”, “Coordenação”, “Identificação”, “Aconselhamento”, “Verificar”, “Observação”, “Planificação”. Definiram a “Supervisão Pedagógica”, sobretudo, como “Promoção da partilha e do feedback entre ambas as partes (supervisor pedagógico/alunos)”, “Maximizar o processo de ensino e aprendizagem”, “Promoção do desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos alunos”. As evidências obtidas a cada uma das dimensões das competências do supervisor pedagógico destacaram médias ponderadas mais elevadas para a “inovação” (4,32), “competências profissionais” (4,02) e “orientação” (3,82). Os resultados obtidos evidenciaram que o género, o tempo de serviço docente, o tempo de exercício profissional na Escola, as habilitações académicas e possuir formação em supervisão pedagógica foram variáveis com relevância estatisticamente significativa (p<0,05). Conclusão: As evidências encontradas revelam que os supervisores pedagógicos têm perceção das suas competências para promover a autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais.
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Métodos: Estudo quantitativo, descritivo correlacional, com enfoque transversal, com uma amostra não probabilística por conveniência de 41 supervisores pedagógicos de Escolas com cursos profissionais do concelho de Lousada. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e a escala de Conhecimentos sobre Perfis de Competências do Supervisor Pedagógico de Salgueiro (2014). Resultados: Os conceitos associados à “supervisão” mais reiterados pelos supervisores pedagógicos foram: “Orientação”, “Apoio”, “Análise”, “Avaliação”, “Trabalho em equipa”, Estudo”, “Coordenação”, “Identificação”, “Aconselhamento”, “Verificar”, “Observação”, “Planificação”. Definiram a “Supervisão Pedagógica”, sobretudo, como “Promoção da partilha e do feedback entre ambas as partes (supervisor pedagógico/alunos)”, “Maximizar o processo de ensino e aprendizagem”, “Promoção do desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos alunos”. As evidências obtidas a cada uma das dimensões das competências do supervisor pedagógico destacaram médias ponderadas mais elevadas para a “inovação” (4,32), “competências profissionais” (4,02) e “orientação” (3,82). Os resultados obtidos evidenciaram que o género, o tempo de serviço docente, o tempo de exercício profissional na Escola, as habilitações académicas e possuir formação em supervisão pedagógica foram variáveis com relevância estatisticamente significativa (p<0,05). Conclusão: As evidências encontradas revelam que os supervisores pedagógicos têm perceção das suas competências para promover a autorregulação das aprendizagens dos alunos dos cursos profissionais.Background: The pedagogical supervisor should be equipped with skills to promote the selfregulation of students' learning in professional courses. Pedagogical competence is related to the supervisor's ability to manage learning in an empathetic, collaborative, and motivating climate. Objectives: To identify the competencies of the pedagogical supervisor in promoting students' self-regulated learning in professional courses mentioned by pedagogical supervisors in professional courses; to verify which sociodemographic and professional variables interfere with the pedagogical supervisors' perception of their competencies in promoting students' selfregulated learning in professional courses. Methods: Quantitative descriptive-correlational study with a cross-sectional focus, with a non-probabilistic convenience sample of 41 pedagogical supervisors of schools with professional courses in the municipality of Lousada. A questionnaire on sociodemographic and professional characterization and Salgueiro's (2014) Knowledge Scale on Competence Profiles of the Pedagogical Supervisor were used as data collection instruments. Results: The concepts associated with "supervision" most reiterated by the pedagogical supervisors were: "Guidance", "Support", "Analysis", "Evaluation", "Teamwork", Study", "Coordination", "Identification", "Counseling", "Checking", "Observation", "Planning". They defined "Pedagogical Supervision" mainly as "Promoting sharing and feedback between parties (pedagogical supervisor/students)", "Maximizing the teaching and learning process", "Promoting the development of students' critical and creative capacity". The evidence obtained to each of the dimensions of the competencies of the pedagogical supervisor highlighted higher weighted averages for "innovation" (4.32), "professional skills" (4.02) and "guidance" (3.82). The results obtained showed that gender, length of teaching service, length of professional experience in the school, academic qualifications and having training in supervision were variables with statistically significant relevance (p<0.05). Conclusion: The evidence found shows that pedagogical supervisors have a perception of their competencies to promote the self-regulation of students' learning in vocational courses.2023-11-21T14:49:09Z2023-02-02T00:00:00Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11947porMoura, Carlos Manuel Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:12:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:12:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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