A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Miguel Costa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/45705
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
id RCAP_2a30162f2e6f91f7d87ac8ad3aae9999
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompeteThe importance of an effective mouthpiece in the teaching-learning process of trumpetEmbocaduraEficáciaEnsino-aprendizagemPerformance musicalTrompeteEmbouchureEfficacyTeaching-learningMusical performanceTrumpetCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho no ano letivo 2015/2016, tendo como tema a importância de uma Embocadura Eficiente no Processo de Ensino-Aprendizagem da Trompete. Este foi realizado no Conservatório de Música de Barcelos, com alunos dos contextos de instrumento (Trompete) e contexto de Música de Conjunto (Orquestra de Sopros). O projeto teve como principais objetivos recolher informações dos alunos e do professor orientador cooperante, sobre a embocadura, através da observação das aulas; identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos; realizar exercícios para desenvolver a embocadura; contribuir para o seu estudo individual e para a sua autonomia com sugestões pedagógicas; e sensibilizar para a importância do trabalho da embocadura para a sua performance musical. Neste sentido foram utilizados nesta intervenção exercícios do livro Atmung - Stütze - Ansatz - (ASA) Methode für Trompete de Rolf Quinque (2013). A metodologia de investigação utilizada baseou-se na Investigação-Ação, permitindo a observação, a recolha de dados, através da utilização de diferentes ferramentas, como grelhas de observação e questionários. Com o recurso a estas ferramentas foi possível verificar que os alunos adquiriram os conhecimentos abordados sobre a temática, que demonstraram interesse pelo uso destes exercícios no seu estudo diário, tendo percebido a importância do trabalho diário da embocadura para o seu percurso académico e profissional enquanto trompetistas.The present Internship Report developed within the scope of the Teacher Training Practice component of Minho University Master of Music Education in the academic year 2015/2016, focused on the importance of an Efficient Mouthpiece in the Teaching-Learning Process of Trumpet. This project was performed at the Conservatório de Música de Barcelos with students of the instrumental context (Trumpet) and the Ensemble Music context (Wind Orchestra). The main goals of the project were to gather information from the students and the cooperating professor on embouchure, through the observation of the classes; to identify the students’ main difficulties; to perform exercises to develop embouchure; to contribute to their individual study and autonomy with pedagogical suggestions; and alert for the importance of embouchure work for their musical performance. Therefore, the exercises used in this intervention were withdrawn from the book Atmung - Stütze - Ansatz - (ASA) Methode für Trompete by Rolf Quinque (2013). The research methodology used was based on Action-Research, allowing observation, data collection, using different instruments, such as observation grids and questionnaires. With the use of these instruments was possible to verify that the students’ knowledge about the subject was acquired, having demonstrated interest in using these exercises in their daily study and understood the importance of daily work of their embouchure for their academic and professional career as trumpeters.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoSilva, André Miguel Costa da2017-04-062017-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/45705por201684594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:29:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:31.309919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
The importance of an effective mouthpiece in the teaching-learning process of trumpet
title A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
spellingShingle A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
Silva, André Miguel Costa da
Embocadura
Eficácia
Ensino-aprendizagem
Performance musical
Trompete
Embouchure
Efficacy
Teaching-learning
Musical performance
Trumpet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
title_full A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
title_fullStr A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
title_full_unstemmed A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
title_sort A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete
author Silva, André Miguel Costa da
author_facet Silva, André Miguel Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Miguel Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Embocadura
Eficácia
Ensino-aprendizagem
Performance musical
Trompete
Embouchure
Efficacy
Teaching-learning
Musical performance
Trumpet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Embocadura
Eficácia
Ensino-aprendizagem
Performance musical
Trompete
Embouchure
Efficacy
Teaching-learning
Musical performance
Trumpet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
2017-04-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/45705
url https://hdl.handle.net/1822/45705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201684594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132809794682880