A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Diana Isabel Tereso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8744
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_df4d21fb1f8514e8ae4e368cfcf309be
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicasSaxofoneEmbocaduraProblemas de EmbocaduraEstratégias pedagógicas de correçãoSaxophoneEmbouchureEmbouchure problemsPedagogical strategies of correctionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - A secção I do presente relatório destina-se a explicitar todos os aspetos inerentes à prática pedagógica realizada no âmbito do Estágio do Ensino Especializado. O estágio, referente ao segundo ano do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, decorreu no ano letivo 2016/2017 e teve início a 12 de Setembro de 2017, tendo sido realizado em exercício de funções docentes, na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, pelo que utilizou alunos da classe de saxofone da estagiária. Foi celebrado o respetivo protocolo entre as duas instituições. Para o efeito foram selecionados três alunos de níveis de aprendizagem diferentes, conforme as normas estabelecidas para a realização do estágio. Para cada um dos alunos foram realizados trinta planos de aulas, uma planificação anual e três gravações vídeo/áudio em contexto de aula sob a supervisão do orientador deste relatório. Na secção Prática Pedagógica procedeu-se à caracterização da instituição onde foi realizado o estágio e à caracterização dos alunos envolvidos. Foi também feita uma descrição das práticas educativas desenvolvidas em cada nível de aprendizagem. Seguiu-se uma breve análise crítica da atividade de docente como forma de reflexão sobre a eficácia das estratégias aplicadas ao longo do ano e uma conclusão.Resumo II (Investigação) - Na segunda secção do Relatório de Estágio é apresentado o Projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música realizado na ESML. A temática investigada ambiciona identificar de que forma os problemas de embocadura influenciam a emissão dos estudantes de saxofone e levanta as questões: o que é a embocadura do saxofone; quais são os principais problemas de embocadura apresentados pelos alunos de saxofone e os fatores causadores dos mesmos; quais as consequências sonoras diretas desses problemas na emissão do instrumento e quais as estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes para resolver esses problemas. Na parte inicial da secção foi apresentada uma breve descrição geral do projeto de investigação, de seguida foi caracterizada a temática em estudo, através de uma vasta pesquisa bibliográfica de problemáticas e estratégias na área da embocadura do saxofone. A investigação iniciou-se com a recolha e análise de fotografias da embocadura. Procedeu-se uma análise auditiva do resultado sonoro dessas emissões. Esta observação foi levada a cabo numa amostra de estudantes de saxofone abaixo do oitavo grau, de idades variadas, de vários conservatórios e escolas de música. Foram seguidos os fundamentos de ética de proteção de identidade e privacidade dos sujeitos envolvidos através da ocultação de identidade. Posteriormente a metodologia da investigação presente no trabalho foi também apresentada e justificada. Por fim, procedeu-se a apresentação e análise dos resultados. Efetivamente, através deste Projeto de Investigação concluiu-se que existe uma influência significativa dos problemas de embocadura na emissão dos estudantes e que é possível sistematizar estratégias pedagógicas claras para a resolução desses problemas.Abstract I (Teaching) - The first section of the present report is intended to clarify all aspects inherent to the teaching practice that took place within the Specialized Education Internship. The internship, related to the second year of the Master's degree in Music Education from the Escola Superior de Música de Lisboa, took place in the 2016/2017 scholar year and started on 12th September 2017, having been carried out in the exercise of teaching duties, at the Art School Sociedade Artística Musical dos Pousos, so that it used the saxophone class of the intern. The respective protocol was concluded between the two institutions. For this purpose were selected three students of different learning levels, according to the norms established for the completion of the internship. For each of the students were carried out thirty lesson plans, an annual planning and three video/audio recordings in lesson context under the supervision of the supervisor of this report. In the section Pedagogical Practice the characterization of the institution and of the students involved was carried out by the internship. A description of the educational practices developed at each level of learning was also made. A brief critical analysis of teacher activity as a way of reflecting on the effectiveness of the strategies applied throughout the year and a conclusion was followed.Abstract II (Research) - In the second section of the Internship Report is presented the Research Project developed in the Master Degree in Music Teaching held by Escola Superior de Música de Lisboa. The aims of the subject researched are to identify how the embouchure problems influence the emission of saxophone students and raises the questions: what is the saxophone embouchure; what are the main problems faced by the saxophone students and the factors that cause them; what are the direct sound consequences of these problems in the emission of the instrument and which pedagogical strategies are most appropriate and effective in solving these problems. In the initial part of the section was presented a brief general description of the research project, followed by the characterization of the subject, through a vast bibliographical research of problems and strategies in the area of the saxophone embouchure. The investigation began with the collection and analysis of pictures of the embouchure. Auditory analysis of the sound result of these emissions was done. This observation was carried out on a sample of eighth-grade saxophone students of different ages, from several conservatories and music schools. The ethics foundations of identity protection and privacy of the individuals involved were conceived through the concealment of identity. Subsequently, the research methodology present in the work was also presented and justified. Finally, the results were presented and analyzed. Effectively, through this Research Project it was concluded that there is a significant influence of the problems of saxophone embouchure in the emission of students and that it is possible to systematize clear pedagogical strategies for the resolution of these problems.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséRCIPLCatarino, Diana Isabel Tereso2018-08-01T14:26:32Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8744TID:201957868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:26.369771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
title A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
spellingShingle A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
Catarino, Diana Isabel Tereso
Saxofone
Embocadura
Problemas de Embocadura
Estratégias pedagógicas de correção
Saxophone
Embouchure
Embouchure problems
Pedagogical strategies of correction
title_short A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
title_full A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
title_fullStr A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
title_full_unstemmed A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
title_sort A influência dos problemas de embocadura na qualidade de emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas
author Catarino, Diana Isabel Tereso
author_facet Catarino, Diana Isabel Tereso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massarrão, José
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino, Diana Isabel Tereso
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Embocadura
Problemas de Embocadura
Estratégias pedagógicas de correção
Saxophone
Embouchure
Embouchure problems
Pedagogical strategies of correction
topic Saxofone
Embocadura
Problemas de Embocadura
Estratégias pedagógicas de correção
Saxophone
Embouchure
Embouchure problems
Pedagogical strategies of correction
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
2018-08-01T14:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8744
TID:201957868
url http://hdl.handle.net/10400.21/8744
identifier_str_mv TID:201957868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436465643520