Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandra Filipa Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/914
Resumo: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos, nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Dado que a partir de 2009, com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, surgiu em nós o interesse em estudar a implementação desta prerrogativa no que respeita especificamente ao caso dos discentes que beneficiam da medida educativa de ensino e de aprendizagem Currículo Específico Individual (CEI). Pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes, a presente investigação pretende responder à questão: Estará a escola pública, ao nível do ensino secundário, preparada para incluir jovens com NEE de caráter permanente, que beneficiem da medida educativa de adequação do processo de ensino e de aprendizagem CEI? Por conseguinte, este trata-se de um trabalho de investigação com caráter qualitativo, onde se desenvolve uma pesquisa suportada na realização de entrevistas, cuja análise descritiva do seu conteúdo, articulada com a componente teórica apresentada nos dois primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. As conclusões do estudo revelam que as escolas ainda têm um longo caminho a percorrer para que a inclusão dos alunos com CEI no ES seja uma realidade bem sucedida.
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