Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandra Filipa Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/914
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
id RCAP_c314edaac4983a132c40ab7a15393f54
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).Currículo específico individualEducação especialEnsino secundárioInclusãoNecessiddes educativas especiaisTME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)Specific curriculum individualSpecial EducationSecondary EducationInclusionSpecial educational needsDissertação de Mestrado em Educação Especial.A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos, nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Dado que a partir de 2009, com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, surgiu em nós o interesse em estudar a implementação desta prerrogativa no que respeita especificamente ao caso dos discentes que beneficiam da medida educativa de ensino e de aprendizagem Currículo Específico Individual (CEI). Pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes, a presente investigação pretende responder à questão: Estará a escola pública, ao nível do ensino secundário, preparada para incluir jovens com NEE de caráter permanente, que beneficiem da medida educativa de adequação do processo de ensino e de aprendizagem CEI? Por conseguinte, este trata-se de um trabalho de investigação com caráter qualitativo, onde se desenvolve uma pesquisa suportada na realização de entrevistas, cuja análise descritiva do seu conteúdo, articulada com a componente teórica apresentada nos dois primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. As conclusões do estudo revelam que as escolas ainda têm um longo caminho a percorrer para que a inclusão dos alunos com CEI no ES seja uma realidade bem sucedida.The inclusion of children with Special Educational Needs (SEN) has been a problem area addressed over time, sometimes more, sometimes with less success. Currently, it remains an issue discussed at getting to provide a quality education for all students, even those with different characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School for All. In 2009 was published the Law nº 85/2009 of August 27, which establishes the regime of compulsory schooling up to Year 12 or 18 years old. The extension of compulsory education applies not only to students in general, but also to students covered by the provisions of D.L. nº 3/2008. Motivated by that arouse great interest issues related to pupils with SEN, we will look into the case of students who benefit from an educational teaching and learning CEI, specifically in secondary education. For the challenge this poses to include teachers, this research aims to answer the question: Is the public school, the secondary school level, prepared to include young people with SEN permanent, benefiting from the educational measure of adequacy of teaching and learning CEI? Thus, it is a job with qualitative research, where the researcher develops a research by conducting structured interviews with relevant stakeholders in the education community coupled with content analysis and grounded by theoretical research, in order to obtain response to the initial question. The study's findings reveal that schools still have a long way to go for everything to work in full, in the integration of students with CEI in secondary education.Orientação: Prof. Doutora Rosa Maria Roriz2014-10-06T17:35:34Z2014-10-062013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/914http://hdl.handle.net/11328/914TID:201168901porMachado, S. F. C. (2013). Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI). (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Cota: TME 523Machado, Sandra Filipa Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:50Zoai:repositorio.upt.pt:11328/914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:51.761097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
title Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
spellingShingle Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
Machado, Sandra Filipa Correia
Currículo específico individual
Educação especial
Ensino secundário
Inclusão
Necessiddes educativas especiais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
Specific curriculum individual
Special Education
Secondary Education
Inclusion
Special educational needs
title_short Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
title_full Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
title_fullStr Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
title_full_unstemmed Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
title_sort Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI).
author Machado, Sandra Filipa Correia
author_facet Machado, Sandra Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sandra Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo específico individual
Educação especial
Ensino secundário
Inclusão
Necessiddes educativas especiais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
Specific curriculum individual
Special Education
Secondary Education
Inclusion
Special educational needs
topic Currículo específico individual
Educação especial
Ensino secundário
Inclusão
Necessiddes educativas especiais
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
Specific curriculum individual
Special Education
Secondary Education
Inclusion
Special educational needs
description Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01T00:00:00Z
2014-10-06T17:35:34Z
2014-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/914
http://hdl.handle.net/11328/914
TID:201168901
url http://hdl.handle.net/11328/914
identifier_str_mv TID:201168901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, S. F. C. (2013). Um novo desafio ao ensino secundário: inclusão de alunos com Currículo Específico Individual (CEI). (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Cota: TME 523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134971421523968