PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Dalila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hortas, Maria João, Nunes, Clarisse, Rocha, Carla, Vieira, Natália, Sá, Kátia, Fuertes, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13670
Resumo: Este projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.
id RCAP_2a5b2b2c29a139bf86d154eed99e8187
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infânciaBrincarEducação de infânciaFormação de educadoresPlayEarly childhood educationTeacher educationEste projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.ABSTRACT This project has as main objective to understand the places / spaces of play and games in the education of children from 0 to 6 years, promoting the formation of professionals able to develop practices that favor child’s agency, experimentation in the physical and social world and the development of imagination and creativity. The participants are students of the Masters in Pre-school Education of the Higher Education School of Lisbon in the year 2018/2019. The methodology is predominantly qualitative and integrates research and intervention. Through the application of a questionnaire, analysis of intervention proposals and observation of practices, the aim is to identify the representations of students about the role of play and play in childhood education and to understand how they integrate them in practice. The realization of workshops and focus groups promotes the reflection and development of the skills of the future educators to construct developmentally appropriate practices. The data analysis, still in progress, shows that the students value the structured activities over the play and game moments.RCIPLLino, DalilaHortas, Maria JoãoNunes, ClarisseRocha, CarlaVieira, NatáliaSá, KátiaFuertes, Marina2021-09-03T10:29:17Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13670por978-84-17934-76-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:34.330437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
title PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
spellingShingle PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
Lino, Dalila
Brincar
Educação de infância
Formação de educadores
Play
Early childhood education
Teacher education
title_short PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
title_full PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
title_fullStr PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
title_full_unstemmed PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
title_sort PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
author Lino, Dalila
author_facet Lino, Dalila
Hortas, Maria João
Nunes, Clarisse
Rocha, Carla
Vieira, Natália
Sá, Kátia
Fuertes, Marina
author_role author
author2 Hortas, Maria João
Nunes, Clarisse
Rocha, Carla
Vieira, Natália
Sá, Kátia
Fuertes, Marina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Dalila
Hortas, Maria João
Nunes, Clarisse
Rocha, Carla
Vieira, Natália
Sá, Kátia
Fuertes, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação de infância
Formação de educadores
Play
Early childhood education
Teacher education
topic Brincar
Educação de infância
Formação de educadores
Play
Early childhood education
Teacher education
description Este projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-03T10:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13670
url http://hdl.handle.net/10400.21/13670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-84-17934-76-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487134932992