Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/61908 |
Resumo: | As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema. |
id |
RCAP_2a68b1f89a1b7e0d4d7460ff55499730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandonoDropout in higher education: impact of self-efficacy in dropout intentionAbandono en la enseñanza superior: impacto de la autoeficacia en la intención de abandonoEnsino superiorEvasãoAutoeficáciaHigher educationDropoutSelf-efficacyEnseñanza superiorAbandonoAutoeficaciaAs taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.The increasing rates of dropout in Higher Education follow the greater democratization of access, justifying its study. It is intended to analyze the impact of personal variables, school course, degree choice and perceptions of self-efficacy in dropout intention. The Self-efficacy Scale in Higher Education (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017) was applied to 1,085 first year students. Applying the Structural Equation Modeling, the results highlight the effect of the variables gender, parental academic qualification, grade point average to access higher education and frequency of first choice degree in the intention of dropout. Self-efficacy, in addition to the direct impact on the intention to dropout, measured the impact of the grade point average and the first option degree. Some recommendations to reduce the problem are mentioned.Las tasas crecientes de abandono en la enseñanza superior van en paralelo con una mayor democratización del acceso, lo que justifica su estudio. Se ha propuesto analizar el impacto de variables personales como trayectoria escolar, elección de la carrera y percepciones de autoeficacia en la intención de abandono. Tomando 1.085 estudiantes de primer año, se aplicó la Escala de Autoeficacia en la Formación Superior (Vieira, Polydoro, y Guerrero-Casanova, 2017). Apoyándonos en el Modelo de Ecuaciones Estructurales, en los resultados resalta el efecto de las variables sexo, preparación académica de los padres, media de acceso y frecuencia de la carrera universitaria solicitada en primera opción en la intención de abandono. La autoeficacia, además del impacto directo en la intención de abandono, sirvió para medir el impacto del promedio de acceso y de la carrera solicitada en primera opción. Se mencionan medidas para mitigar el problema.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. A primeira autora beneficia também de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de uma Bolsa de Investigação (SFRH/BD/117902/2016).Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)Universidade do MinhoCasanova, Joana R.Fernandez-Castañon, Antonio CerveroNuñez Pérez, José CarlosBernardo Gutiérrez, Ana B.Almeida, Leandro S.20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/61908porCasanova, J.R., Fernandez-Castañon, A.C., Pérez, J.C.N., Gutiérrez, A.B.B., & Almeida, L.S. (2018). Abandono no ensino superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19 (1), 41-49.1679-33901984-727010.26707/1984-7270/2019v19n1p41info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:25.172244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono Dropout in higher education: impact of self-efficacy in dropout intention Abandono en la enseñanza superior: impacto de la autoeficacia en la intención de abandono |
title |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
spellingShingle |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono Casanova, Joana R. Ensino superior Evasão Autoeficácia Higher education Dropout Self-efficacy Enseñanza superior Abandono Autoeficacia |
title_short |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
title_full |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
title_fullStr |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
title_full_unstemmed |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
title_sort |
Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono |
author |
Casanova, Joana R. |
author_facet |
Casanova, Joana R. Fernandez-Castañon, Antonio Cervero Nuñez Pérez, José Carlos Bernardo Gutiérrez, Ana B. Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Fernandez-Castañon, Antonio Cervero Nuñez Pérez, José Carlos Bernardo Gutiérrez, Ana B. Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casanova, Joana R. Fernandez-Castañon, Antonio Cervero Nuñez Pérez, José Carlos Bernardo Gutiérrez, Ana B. Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Evasão Autoeficácia Higher education Dropout Self-efficacy Enseñanza superior Abandono Autoeficacia |
topic |
Ensino superior Evasão Autoeficácia Higher education Dropout Self-efficacy Enseñanza superior Abandono Autoeficacia |
description |
As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/61908 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/61908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Casanova, J.R., Fernandez-Castañon, A.C., Pérez, J.C.N., Gutiérrez, A.B.B., & Almeida, L.S. (2018). Abandono no ensino superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19 (1), 41-49. 1679-3390 1984-7270 10.26707/1984-7270/2019v19n1p41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132653597753344 |