Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Joana R.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandez-Castañon, Antonio Cervero, Nuñez Pérez, José Carlos, Bernardo Gutiérrez, Ana B., Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/61908
Resumo: As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.
id RCAP_2a68b1f89a1b7e0d4d7460ff55499730
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandonoDropout in higher education: impact of self-efficacy in dropout intentionAbandono en la enseñanza superior: impacto de la autoeficacia en la intención de abandonoEnsino superiorEvasãoAutoeficáciaHigher educationDropoutSelf-efficacyEnseñanza superiorAbandonoAutoeficaciaAs taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.The increasing rates of dropout in Higher Education follow the greater democratization of access, justifying its study. It is intended to analyze the impact of personal variables, school course, degree choice and perceptions of self-efficacy in dropout intention. The Self-efficacy Scale in Higher Education (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017) was applied to 1,085 first year students. Applying the Structural Equation Modeling, the results highlight the effect of the variables gender, parental academic qualification, grade point average to access higher education and frequency of first choice degree in the intention of dropout. Self-efficacy, in addition to the direct impact on the intention to dropout, measured the impact of the grade point average and the first option degree. Some recommendations to reduce the problem are mentioned.Las tasas crecientes de abandono en la enseñanza superior van en paralelo con una mayor democratización del acceso, lo que justifica su estudio. Se ha propuesto analizar el impacto de variables personales como trayectoria escolar, elección de la carrera y percepciones de autoeficacia en la intención de abandono. Tomando 1.085 estudiantes de primer año, se aplicó la Escala de Autoeficacia en la Formación Superior (Vieira, Polydoro, y Guerrero-Casanova, 2017). Apoyándonos en el Modelo de Ecuaciones Estructurales, en los resultados resalta el efecto de las variables sexo, preparación académica de los padres, media de acceso y frecuencia de la carrera universitaria solicitada en primera opción en la intención de abandono. La autoeficacia, además del impacto directo en la intención de abandono, sirvió para medir el impacto del promedio de acceso y de la carrera solicitada en primera opción. Se mencionan medidas para mitigar el problema.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. A primeira autora beneficia também de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de uma Bolsa de Investigação (SFRH/BD/117902/2016).Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)Universidade do MinhoCasanova, Joana R.Fernandez-Castañon, Antonio CerveroNuñez Pérez, José CarlosBernardo Gutiérrez, Ana B.Almeida, Leandro S.20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/61908porCasanova, J.R., Fernandez-Castañon, A.C., Pérez, J.C.N., Gutiérrez, A.B.B., & Almeida, L.S. (2018). Abandono no ensino superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19 (1), 41-49.1679-33901984-727010.26707/1984-7270/2019v19n1p41info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:25.172244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
Dropout in higher education: impact of self-efficacy in dropout intention
Abandono en la enseñanza superior: impacto de la autoeficacia en la intención de abandono
title Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
spellingShingle Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
Casanova, Joana R.
Ensino superior
Evasão
Autoeficácia
Higher education
Dropout
Self-efficacy
Enseñanza superior
Abandono
Autoeficacia
title_short Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
title_full Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
title_fullStr Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
title_full_unstemmed Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
title_sort Abandono no Ensino Superior: impacto da autoeficácia na intenção de abandono
author Casanova, Joana R.
author_facet Casanova, Joana R.
Fernandez-Castañon, Antonio Cervero
Nuñez Pérez, José Carlos
Bernardo Gutiérrez, Ana B.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Fernandez-Castañon, Antonio Cervero
Nuñez Pérez, José Carlos
Bernardo Gutiérrez, Ana B.
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Joana R.
Fernandez-Castañon, Antonio Cervero
Nuñez Pérez, José Carlos
Bernardo Gutiérrez, Ana B.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Evasão
Autoeficácia
Higher education
Dropout
Self-efficacy
Enseñanza superior
Abandono
Autoeficacia
topic Ensino superior
Evasão
Autoeficácia
Higher education
Dropout
Self-efficacy
Enseñanza superior
Abandono
Autoeficacia
description As taxas crescentes do abandono no Ensino Superior acompanham a maior democratização do acesso, justificando o seu estudo. Buscou-se analisar o impacto de variáveis pessoais, percurso escolar, escolha do curso e perceções de autoeficácia na intenção de abandono. Tomando 1.085 estudantes do 1.º ano, aplicou-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (Vieira, Polydoro, & Guerreiro-Casanova, 2017). Recorrendo à Modelagem de Equações Estruturais, os resultados realçam o efeito das variáveis sexo, habilitação académica dos pais, média de acesso e frequência de curso de primeira opção na intenção de abandono. A autoeficácia, para além do impacto direto na intenção de abandono, mediou o impacto da média de acesso e do curso de primeira opção. Mencionam-se medidas para minorar o problema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/61908
url https://hdl.handle.net/1822/61908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casanova, J.R., Fernandez-Castañon, A.C., Pérez, J.C.N., Gutiérrez, A.B.B., & Almeida, L.S. (2018). Abandono no ensino superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19 (1), 41-49.
1679-3390
1984-7270
10.26707/1984-7270/2019v19n1p41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132653597753344