Autoeficácia na transição para o trabalho em estudantes concluintes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchida, Juliana Marinelli, 1976-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632494
Resumo: Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
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spelling Autoeficácia na transição para o trabalho em estudantes concluintes do ensino superiorSelf efficacy in the transition to work within senior college studentsEnsino superiorAutoeficáciaHigher educationSelf-efficacyOrientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas premissas da Teoria Social Cognitiva, enfocando o momento da transição para o trabalho, por estudantes do ensino superior. Para tanto, se baseou no conceito de crenças de autoeficácia referentes à confiança pessoal na capacidade de organizar e executar ações de procura de emprego e de adaptação ao mundo do trabalho. Constituíram-se objetivos desta pesquisa: descrever e analisar a escala de Autoeficácia de Transição para o Trabalho - AETT-Br, nas suas dimensões e no total; comparar os escores da escala AETT ¿ Br, no total e em suas dimensões, segundo variáveis sócio demográficas (sexo e idade) e variáveis contextuais (curso, atividades extracurriculares realizadas durante o curso, apoio social recebido quanto à escolha e exercício de atividade remunerada). Os participantes foram 156 alunos concluintes do período noturno dos cursos de: Engenharia Elétrica (44,87%), Administração (37,18%) e de Publicidade e Propaganda (17,95%), de uma das unidades de uma universidade particular do interior do estado de São Paulo. A maioria dos estudantes era do sexo feminino (61,54%) e tinha idade maior ou igual a 28 anos (41,94%). Os instrumentos utilizados foram: um Questionário Sócio Demográfico e Vocacional e a escala de Autoeficácia de Transição para o Trabalho adaptada para o Brasil - AETT-Br. A coleta de dados foi feita mediante aplicação coletiva e concordância voluntária. Do total de participantes, N=156, foram considerados os resultados de 128 que responderam integralmente aos quesitos dos instrumentos aplicados. A média obtida na AETT-Br foi de 4,44, com desvio padrão de 0,70. Na dimensão de autoeficácia, na adaptação ao trabalho, os resultados se mostraram significativos quando analisadas as variáveis: (a) curso, com alunos de Publicidade e Propaganda apresentando maior média de pontos do que os de Engenharia (p=0,003), e (b) atividade extracurricular, em que a opção de resposta "várias" indicou maior interferência do domínio estudado em relação à monitoria e iniciação científica (p=0,017). Já na dimensão autoeficácia, na regulação emocional, foi significativo, apenas, o resultado referente ao apoio recebido do pai, quando analisada a resposta "nenhum apoio" comparada a "pouco apoio", tendo a primeira apresentado maior média de pontos (p=0,041). A autoeficácia na procura de emprego mostrou ter diferença significativa quanto à média de pontos sobre o domínio estudado, tendo os alunos de Administração maior média de pontos que os de Engenharia (p=0,001). As demais análises referentes às dimensões da autoeficácia e as variáveis consideradas se revelaram não significativas. Os resultados sugerem a necessidade de ampliação dos estudos sobre esse processo de transição de vida, seja pela adição de novas variáveis, seja pelo aprofundamento, ou desdobramento, das aqui estudadas. Tais ampliações poderão ser acompanhadas de recomendações para o aperfeiçoamento das condutas de gestão das instituições de ensino superiorAbstract: This research was developed based on assumptions pertaining the Social Cognitive Theory and focusing on the moment of transition to work by senior college students. It was based on the concept of self-efficacy beliefs regarding personal trust in one¿s ability to organize and execute job search actions and adaptation to the world of work. Objectives of this research were: to describe and analyze the Transition-to-Work Self-Efficacy Scale adapted to Brazilian reality - AETT-Br in its dimensions and in total; to compare AETT-Br scores in total and in its dimensions according to social and demographic variables (gender and age) and according to contextual variables (course, extracurricular activities carried out during the course, social support received and the performance of remunerated activities by the students). Participants were 156 senior college students attending to night courses of Electrical Engineering (44.87%), Business Management (37.18%) and Advertising (17.95%) in one of the units of a private University in the State of São Paulo, Brazil. Most of the students were female (61.54%) and aged 28 or more (41.94%). The instruments used were a Social, Demographic and Vocational questionnaire and the Transition-to-Work Self-Efficacy Scale adapted to Brazilian reality - AETT-Br. Data collection was performed by applying the instruments collectively and under voluntary agreement. Among the participants, N = 156, only the results of 128 were considered, those who fully responded to the requirements of the instruments applied. The average obtained in AETT-Br was 4.44 with standard deviation equal to 0.70. The dimension of self-efficacy in adaptation to work shows significant results when analyzed against the variables (a) course, with students of Advertising featuring highest average points than those of Engineering (p = 0.003) and (b) extracurricular activity, where the option to the answer "several" indicated greater interference from the field studied in relation to peer-tutoring and undergraduate research (p = 0.017). On the emotional-adjustment self-efficacy scale only the result for the support received from the father was significant when the response "no support" was compared to "little support", with the former presenting the highest average points (p = 0.041). The employment-seeking self-efficacy dimension presented significant difference with regard to the average score on the studied domain, with Business Administration students outscoring Engineering students (p = 0.001). The remaining analyses regarding the self-efficacy dimensions and the variables considered were not significant. The results suggest the need for expanded studies on this life transition process, either by adding new variables, or by unfolding and further developing what is studied here. Such extensions may be followed by recommendations aiming at the managerial improvement of higher education institutionsMestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Azzi, Roberta GurgelIaochite, Roberto TadeuUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUchida, Juliana Marinelli, 1976-20172017-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632494UCHIDA, Juliana Marinelli. Autoeficácia na transição para o trabalho em estudantes concluintes do ensino superior. 2017. 1 recurso online (139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632494. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989582Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-04T16:31:37Zoai::989582Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-04T16:31:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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