Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/6872 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2011 |
id |
RCAP_2a6ca3385a98fe0f50f141850e3e6185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básicoMatemáticaTrabalho de projetoConexões matemáticasCompetências matemáticasExperiência educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2011O presente estudo tem dois objectivos principais: (i) conhecer as potencialidades do Trabalho de Projecto no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; e (ii) compreender a influência do ambiente de aprendizagem sobre o desenvolvimento de competências matemáticas nos alunos. Envolveu os alunos de uma turma do 6.º ano do ensino básico da qual sou professora. Para focar e contextualizar o problema, definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) De que forma os alunos reagem a situações problemáticas da realidade no âmbito de um Trabalho de Projecto? (ii) Como é que a pedagogia do Trabalho de Projecto se reflecte nas aprendizagens dos alunos, em particular, no que respeita aos processos e artefactos (matemáticos e não matemáticos) envolvidos? Do ponto de vista metodológico, o trabalho segue uma abordagem de investigação qualitativa, de natureza interpretativa e de carácter descritivo, mais especificamente, assumindo os contornos de uma “experiência de ensino” (design experiment) por implicar uma investigação na própria prática. Os dados recolhidos em contexto de sala de aula são de natureza diversificada. As principais fontes consideradas foram a observação directa das aulas que incluiu a gravação em vídeo, questionários, entrevistas, recolha dos relatórios elaborados pelos alunos e outros documentos produzidos, e a realização de um diário de bordo. O quadro teórico apresenta conceitos e perspectivas que caracterizam o Trabalho de Projecto, a importância do ensino exploratório, as conexões matemáticas, os problemas reais e a modelação matemática no processo de ensino-aprendizagem. A pedagogia do trabalho de projecto envolveu a exploração de histórias com a matemática suportadas pela investigação de problemas reais e numa abordagem experimental. As principais conclusões do estudo permitem afirmar que o Trabalho de Projecto se reflectiu nas aprendizagens dos alunos: desenvolveram o espírito crítico; tornaram-se mais autónomos; mobilizaram os conhecimentos e estabelecerem conexões matemáticas o que contribuiu para o desenvolvimento da competência matemática.Carreira, S.SapientiaMestre, Ana Paula Estrelo2015-10-08T14:04:27Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/6872TID:202257630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:02Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/6872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:25.675252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
title |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico Mestre, Ana Paula Estrelo Matemática Trabalho de projeto Conexões matemáticas Competências matemáticas Experiência educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Histórias com matemática: trabalho de projecto no 2º ciclo do ensino básico |
author |
Mestre, Ana Paula Estrelo |
author_facet |
Mestre, Ana Paula Estrelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreira, S. Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mestre, Ana Paula Estrelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Trabalho de projeto Conexões matemáticas Competências matemáticas Experiência educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Matemática Trabalho de projeto Conexões matemáticas Competências matemáticas Experiência educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2015-10-08T14:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/6872 TID:202257630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/6872 |
identifier_str_mv |
TID:202257630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133216752271360 |