O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural: uma abordagem etnomatemática com alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10422 |
Resumo: | O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural: uma abordagem etnomatemática com alunos do 7.º ano de escolaridade A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar processos matemáticos implícitos em vivências dos alunos e de, responder à diversidade cultural em prol de uma aprendizagem da Matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Com esta investigação pretende-se compreender de que modo as experiências culturais dos alunos exploradas de um ponto de vista matemático, em contexto de sala de aula, constituem um caminho para tornar visível a matemática nelas implícita. Para tal delinearam-se três questões incidindo nos temas: i) matemática cultural ii) comunicação matemática e iii) conexões matemáticas. A metodologia seguida na investigação é qualitativa, de natureza interpretativa, incidindo o processo de recolha de dados na observação participante, na entrevista, na análise documental e no desenho de um projecto curricular. A conceptualização do projecto seguiu uma abordagem etnomatemática e foi implementado numa turma de 7.º ano de escolaridade onde a professora desempenhou simultaneamente o papel de investigadora. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturais ao estabelecerem relação com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradual predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas e iii) melhoraram a capacidade de comunicar matematicamente ao longo do estudo. ###### ; The recognition and exploration of the Cultural Mathematics: an ethnomathematical approach with 7th grade students The integration of cultural aspects in the curricula is a legitimate mean to understand implicit mathematical processes in student‟s experiences. It is also a way to respond to cultural diversity, towards a meaningful learning of mathematics (eg Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008) This research aims to understand how student‟s cultural experiences, explored from a mathematical point of view, in the environment of the classroom, are a way of turning visible their implicit mathematics. To do so three questions were posed, that focused on the themes: i) cultural mathematics ii) mathematical communication and iii) mathematical connections. The research methodology is qualitative, interpretive in nature. Data was gathered using participant observation, interviews, documentary analysis and the design of a curricular project. The conceptualization of the project followed an ethnomathematical approach and it was implemented in a 7th grade class where the teacher played simultaneously the role of researcher. The results suggest that students: i) appropriated cultural practices while establishing relationships with their prior knowledge ii) showed gradual willingness to establish mathematical connections and iii) improved their ability to communicate mathematically. Keywords: Ethnomathematics, cultural mathematics; mathematical connections; mathematical communication. |
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