A comunicação cultural estratégica em tempos de pandemia: como conectar museus e públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortean, Camilla Kruke
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50978
Resumo: O trabalho investiga a estratégia de comunicação do Museum of Modern Art (MOMA) no Instagram, durante a pandemia da Covid-19. O principal objetivo é refletir como a crise muda a relação entre museus e públicos e como a comunicação institucional e dos produtos culturais é reestruturada e se adapta a essa nova realidade. O estudo tem como centro o período no qual os museus são encerrados, e as pessoas permanecem em casa, em um isolamento social decretado pelos governos para reduzir a propagação do vírus, contexto em que não estar online significa não existir. O MoMA, museu com maior audiência digital em todo o mundo, foi selecionado para o estudo pelo potencial de evidenciar as alterações na comunicação e apontar as novas práticas às instituições culturais, a partir de um momento de extrema mudança e desafios. O trabalho é baseado na análise de conteúdo, segundo Roger D. Wimmer e Joseph R. Dominick.
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spelling A comunicação cultural estratégica em tempos de pandemia: como conectar museus e públicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO trabalho investiga a estratégia de comunicação do Museum of Modern Art (MOMA) no Instagram, durante a pandemia da Covid-19. O principal objetivo é refletir como a crise muda a relação entre museus e públicos e como a comunicação institucional e dos produtos culturais é reestruturada e se adapta a essa nova realidade. O estudo tem como centro o período no qual os museus são encerrados, e as pessoas permanecem em casa, em um isolamento social decretado pelos governos para reduzir a propagação do vírus, contexto em que não estar online significa não existir. O MoMA, museu com maior audiência digital em todo o mundo, foi selecionado para o estudo pelo potencial de evidenciar as alterações na comunicação e apontar as novas práticas às instituições culturais, a partir de um momento de extrema mudança e desafios. O trabalho é baseado na análise de conteúdo, segundo Roger D. Wimmer e Joseph R. Dominick.This work researches the communication strategy of the Museum of Modern Art (MOMA) on Instagram during the COVID-19 pandemic. The main objective is to reflect on how this crisis changed the relationship between audiences and the museums, and how the institutional communication and cultural products are restructured and adapted to this new reality. The focus of this study is mainly on the period that the museums were closed and the visitors had to stay at home in the mandatory state isolation to reduce the spread of the virus. This results in a reality that being offline basically means that you don’t exist. MoMA, as the museum with the biggest digital audience in the world, was selected for this study based on the potencial to show the biggest changes in communication, and to head new practices to the cultural institutions in a moment of extreme mutation and challenges. This work is also based in the content analysis from Roger D. Wimmer and Joseph R. Dominick.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaMortean, Camilla Kruke2022-01-25T11:35:45Z2021-09-302021-06-142021-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50978TID:202781593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:55:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:19.886765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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