A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Joana Grilo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50015
Resumo: Este relatório resume o trabalho e as atividades desempenhadas durante um estágio curricular no Museu Benfica - Cosme Damião, decorrido entre 3 de dezembro de 2019 e 29 de janeiro de 2020, inserido no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), e tem o objetivo de refletir sobre o modo como o Museu está presente nas redes sociais. O estágio permitiu desenvolver vários conhecimentos relacionados com a matéria estudada durante o primeiro ano do Mestrado, pondo em prática conceitos abordados em relação à Comunicação na atualidade, explorando o modo como o Museu comunica com o seu público no espaço físico e também virtual, seguindo estratégias que trazem recompensas nas redes sociais e que também resultam num modo de atrair mais pessoas às visitas presenciais, entendendo, assim, os mecanismos da Comunicação Estratégica. Para além disso, esta experiência abordou a Cultura, que é outra vertente do Mestrado. Fiquei a conhecer como funciona o Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica e todos os departamentos que contribuem para uma maior divulgação do acervo do Clube. O estágio foi dividido em duas partes: numa primeira experienciei o trabalho dos mediadores culturais, de maneira a obter um maior conhecimento acerca do Sport Lisboa e Benfica, e na segunda participei na criação de conteúdos informativos na área da Comunicação, essencialmente nas redes sociais Facebook e Instagram. Fiz também algumas atividades que me levaram a uma maior interação com os visitantes, desenvolvendo as minhas capacidades comunicativas com públicos de diferentes faixas etárias, nacionalidades e com capacidades motoras ou cognitivas reduzidas. Neste Relatório de Estágio Curricular, elaborado para obtenção do grau de Mestre em Cultura e Comunicação, pretendo focar-me nas estratégias de Comunicação do Museu na Era Digital que vivemos, nomeadamente nas redes sociais, mostrando a importância de uma forte presença em plataformas como o Facebook e o Instagram para conquistar novos públicos atualmente. Pretendo também fazer uma reflexão acerca das transformações do próprio Museu, enquanto espaço físico, que passou a tornar-se mais virtual e dinâmico através de vários painéis interativos, que informam os visitantes.
id RCAP_8d001b9d6d27aa39c7f4f135bf9fe239
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEste relatório resume o trabalho e as atividades desempenhadas durante um estágio curricular no Museu Benfica - Cosme Damião, decorrido entre 3 de dezembro de 2019 e 29 de janeiro de 2020, inserido no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), e tem o objetivo de refletir sobre o modo como o Museu está presente nas redes sociais. O estágio permitiu desenvolver vários conhecimentos relacionados com a matéria estudada durante o primeiro ano do Mestrado, pondo em prática conceitos abordados em relação à Comunicação na atualidade, explorando o modo como o Museu comunica com o seu público no espaço físico e também virtual, seguindo estratégias que trazem recompensas nas redes sociais e que também resultam num modo de atrair mais pessoas às visitas presenciais, entendendo, assim, os mecanismos da Comunicação Estratégica. Para além disso, esta experiência abordou a Cultura, que é outra vertente do Mestrado. Fiquei a conhecer como funciona o Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica e todos os departamentos que contribuem para uma maior divulgação do acervo do Clube. O estágio foi dividido em duas partes: numa primeira experienciei o trabalho dos mediadores culturais, de maneira a obter um maior conhecimento acerca do Sport Lisboa e Benfica, e na segunda participei na criação de conteúdos informativos na área da Comunicação, essencialmente nas redes sociais Facebook e Instagram. Fiz também algumas atividades que me levaram a uma maior interação com os visitantes, desenvolvendo as minhas capacidades comunicativas com públicos de diferentes faixas etárias, nacionalidades e com capacidades motoras ou cognitivas reduzidas. Neste Relatório de Estágio Curricular, elaborado para obtenção do grau de Mestre em Cultura e Comunicação, pretendo focar-me nas estratégias de Comunicação do Museu na Era Digital que vivemos, nomeadamente nas redes sociais, mostrando a importância de uma forte presença em plataformas como o Facebook e o Instagram para conquistar novos públicos atualmente. Pretendo também fazer uma reflexão acerca das transformações do próprio Museu, enquanto espaço físico, que passou a tornar-se mais virtual e dinâmico através de vários painéis interativos, que informam os visitantes.This report summarizes the work and activities performed during a curricular internship at Museu Benfica - Cosme Damião, which took place between December 3rd, 2019 and January 29th, 2020, included in the second year study plan for the Masters in Culture and Communication of Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), with the goal of reflecting on the way in which the Museum is present in social networks. The internship allowed the development of knowledge related to the subject studied during the first year of the Masters, putting into practice concepts related to Communication nowadays, exploring how the Museum communicates with its public in physical and virtual space, following strategies that reward with a greater number of followers on social networks and that also result in a way to attract more people to face-to-face visits, understanding this way the mechanisms of Strategic Communication. In addition, my experience also addressed Culture, which is another aspect of the Master. I got to know how Sport Lisboa e Benfica’s Cultural Heritage works and all the departments that contribute to a better dissemination of the Club’s collection. The internship was divided into two parts: in the first, I experienced the work of cultural mediators, in order to gain some knowledge about Sport Lisboa e Benfica, and in the second, I participated in the creation of content in the area of Communication, mainly on social networks. I also did some activities that led me to some interaction with visitors, developing my communication skills with audiences of different age groups, nationalities and with reduced motor or cognitive abilities. In this Curricular Internship Report, prepared to obtain the Master’s degree in Culture and Communication, I intend to focus on the Museum's Communication strategies in the digital age we live in, namely on social networks, showing the importance of a strong presence on platforms such as Facebook and Instagram to reach new audiences today. I also want to reflect on the transformations of the Museum itself, as a physical space, which has become more virtual and dynamic through various interactive panels, which inform visitors.Frade, Sofia IsabelPinheiro, NelsonRepositório da Universidade de LisboaMaria, Joana Grilo2021-10-26T12:45:44Z2021-07-192021-05-062021-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50015TID:202770923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:32.500230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
title A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
spellingShingle A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
Maria, Joana Grilo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
title_full A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
title_fullStr A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
title_full_unstemmed A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
title_sort A comunicação dos museus na era digital: práticas e aprendizagens de um estágio profissional em comunicação
author Maria, Joana Grilo
author_facet Maria, Joana Grilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frade, Sofia Isabel
Pinheiro, Nelson
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Joana Grilo
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description Este relatório resume o trabalho e as atividades desempenhadas durante um estágio curricular no Museu Benfica - Cosme Damião, decorrido entre 3 de dezembro de 2019 e 29 de janeiro de 2020, inserido no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), e tem o objetivo de refletir sobre o modo como o Museu está presente nas redes sociais. O estágio permitiu desenvolver vários conhecimentos relacionados com a matéria estudada durante o primeiro ano do Mestrado, pondo em prática conceitos abordados em relação à Comunicação na atualidade, explorando o modo como o Museu comunica com o seu público no espaço físico e também virtual, seguindo estratégias que trazem recompensas nas redes sociais e que também resultam num modo de atrair mais pessoas às visitas presenciais, entendendo, assim, os mecanismos da Comunicação Estratégica. Para além disso, esta experiência abordou a Cultura, que é outra vertente do Mestrado. Fiquei a conhecer como funciona o Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica e todos os departamentos que contribuem para uma maior divulgação do acervo do Clube. O estágio foi dividido em duas partes: numa primeira experienciei o trabalho dos mediadores culturais, de maneira a obter um maior conhecimento acerca do Sport Lisboa e Benfica, e na segunda participei na criação de conteúdos informativos na área da Comunicação, essencialmente nas redes sociais Facebook e Instagram. Fiz também algumas atividades que me levaram a uma maior interação com os visitantes, desenvolvendo as minhas capacidades comunicativas com públicos de diferentes faixas etárias, nacionalidades e com capacidades motoras ou cognitivas reduzidas. Neste Relatório de Estágio Curricular, elaborado para obtenção do grau de Mestre em Cultura e Comunicação, pretendo focar-me nas estratégias de Comunicação do Museu na Era Digital que vivemos, nomeadamente nas redes sociais, mostrando a importância de uma forte presença em plataformas como o Facebook e o Instagram para conquistar novos públicos atualmente. Pretendo também fazer uma reflexão acerca das transformações do próprio Museu, enquanto espaço físico, que passou a tornar-se mais virtual e dinâmico através de vários painéis interativos, que informam os visitantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26T12:45:44Z
2021-07-19
2021-05-06
2021-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50015
TID:202770923
url http://hdl.handle.net/10451/50015
identifier_str_mv TID:202770923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134563719446528