Atitudes dos alunos face à Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvares, José Campos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3297
Resumo: Este estudo teve como principal propósito, analisar as atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como examinar as diferenças de atitudes destes, em função do género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, foram examinados 323 alunos, do ensino básico (6º e 9º ano de escolaridade) e secundário (11º ano de escolaridade), sendo 139 (43%) do sexo masculino e 184 (57%) do feminino. A média das idades é de 14.18 anos. Os indivíduos da amostra responderam a um questionário referente aos dados sociodemográficos e ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. No que diz respeito à comparação das atitudes dos alunos face à Educação Física entre os diferentes sexos, verificou-se que o masculino possui uma atitude mais positiva no fator “gosto pela Educação Física e suas matérias” e “satisfação/prazer nas aulas da disciplina”, e na atitude global. Por último, as atitudes dos alunos não variaram em função do ano de escolaridade e nível socioeconómico.
id RCAP_2a78dcb8de2bdbf0536e33c29ddf84ff
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos alunos face à Educação FísicaEducação físicaEnsinoAtitudesGéneroEste estudo teve como principal propósito, analisar as atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como examinar as diferenças de atitudes destes, em função do género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, foram examinados 323 alunos, do ensino básico (6º e 9º ano de escolaridade) e secundário (11º ano de escolaridade), sendo 139 (43%) do sexo masculino e 184 (57%) do feminino. A média das idades é de 14.18 anos. Os indivíduos da amostra responderam a um questionário referente aos dados sociodemográficos e ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. No que diz respeito à comparação das atitudes dos alunos face à Educação Física entre os diferentes sexos, verificou-se que o masculino possui uma atitude mais positiva no fator “gosto pela Educação Física e suas matérias” e “satisfação/prazer nas aulas da disciplina”, e na atitude global. Por último, as atitudes dos alunos não variaram em função do ano de escolaridade e nível socioeconómico.The main purpose of this study was to analyze the attitudes of students in relation to physical education and clarify the differences in attitudes, in terms of: gender, grade and socio-economic level. To this end, we studied 323 elementary school students (6th and 9th grade) and secondary (11 th grade), being 139 individuals (43%) male and 184 (57%) were female. The average of age was 14,18 years. The individuals in the sample completed a questionnaire regarding the socio-demographic data and the “Questionário das Atitudes dos Alunos Face à Educação Física (QAAEF)” that assesses the following dimensions: "Like of the students for Physical Education and their matters, as well as the satisfaction / pleasure of the same on the classes of this discipline "," importance of physical education "and overall attitude. Concerning the results, students in general have shown that they have a positive attitude to physical education. Regarding the comparison of students' attitudes in the face of physical education between different sex, it was found that the male has a more positive attitude in the factor "like for Physical Education and its matters" and "satisfaction / pleasure in lessons of this discipline ", and overall attitude. Finally, there were no statistically significant differences between the different years of education and socioeconomic level.2014-09-10T15:12:16Z2014-09-10T00:00:00Z2014-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3297porSilvares, José Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:02.990551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos alunos face à Educação Física
title Atitudes dos alunos face à Educação Física
spellingShingle Atitudes dos alunos face à Educação Física
Silvares, José Campos
Educação física
Ensino
Atitudes
Género
title_short Atitudes dos alunos face à Educação Física
title_full Atitudes dos alunos face à Educação Física
title_fullStr Atitudes dos alunos face à Educação Física
title_full_unstemmed Atitudes dos alunos face à Educação Física
title_sort Atitudes dos alunos face à Educação Física
author Silvares, José Campos
author_facet Silvares, José Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvares, José Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Atitudes
Género
topic Educação física
Ensino
Atitudes
Género
description Este estudo teve como principal propósito, analisar as atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como examinar as diferenças de atitudes destes, em função do género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, foram examinados 323 alunos, do ensino básico (6º e 9º ano de escolaridade) e secundário (11º ano de escolaridade), sendo 139 (43%) do sexo masculino e 184 (57%) do feminino. A média das idades é de 14.18 anos. Os indivíduos da amostra responderam a um questionário referente aos dados sociodemográficos e ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. No que diz respeito à comparação das atitudes dos alunos face à Educação Física entre os diferentes sexos, verificou-se que o masculino possui uma atitude mais positiva no fator “gosto pela Educação Física e suas matérias” e “satisfação/prazer nas aulas da disciplina”, e na atitude global. Por último, as atitudes dos alunos não variaram em função do ano de escolaridade e nível socioeconómico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-10T15:12:16Z
2014-09-10T00:00:00Z
2014-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3297
url http://hdl.handle.net/10348/3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105085988864