O impacto da semana paralímpica nas atitudes dos alunos do 9.º ano face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5747 |
Resumo: | Mundialmente têm ocorrido mudanças sociais e culturais que contribuem para a inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular. Essas mudanças enfatizam o papel da escola como um lugar prioritário, no qual as atitudes em relação à deficiência podem ser alteradas. É neste sentido que surge a necessidade de estudar as atitudes dos alunos sem deficiência em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física (EF) pois, hoje em dia, há cada vez mais alunos com deficiência nas escolas regulares. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de sensibilização (Semana Paralímpica) sobre as atitudes (atitude total, atitude geral face à aula de EF e atitude específica face à alteração de regras) dos alunos do 9.º ano de escolaridade face à inclusão de colegas com deficiência em EF. Participaram 132 alunos (78 rapazes, 54 raparigas), com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos (M=14.83 e DP= 1.102) do 9º ano de escolaridade de duas escolas da Região Centro, divididos em dois grupos: um grupo experimental, constituído por 67 elementos, e um grupo controlo com 65. A Semana Paralímpica compreendeu um programa de uma semana (2 aulas de Educação Física de 60 min). Foi aplicada a versão validada para a população portuguesa (Campos, Ferreira & Block, 2013) do questionário Children’s Attitudes toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R), (Block, 1995) para avaliar as atitudes dos alunos antes e depois da intervenção. Os resultados indicaram que os alunos têm atitudes bastante positivas face à inclusão, no entanto o programa de sensibilização não teve uma influência positiva sobre a mudança de atitudes dos estudantes em relação à inclusão em EF. |
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