Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Ivo Gonçalo Madeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5911
Resumo: A realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados.
id RCAP_6e64e3aa5f5c6b3a6947a119032f8b29
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação FísicaEducação físicaEnsinoAtitudesGéneroAnos de escolaridadeA realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados.This essay appears in the context of the Physical Education teacher’s roles, as well as of all the other responsibilities inherent to teaching in schools and it promotes a reflection on the conduct of this subject. However, although we address some of the foundations of the educational action, such as education itself, the school and the teacher, we think it would be equally interesting to have the point of view of students, as naïve but genuine as it may be, over this matter, more specifically over the subject of Physical Education. As such, this report also includes an investigative part, inseparable from the interpretation and evaluation of the pedagogical intervention developed throughout the school year. The general purpose of the study aims to understand the student’s attitude towards Physical Education as a school subject. The specific purpose is to analyze the relationship between the student’s attitudes towards the different school years (the relationship between the 10th grade and the 11th and 12th grades) and amongst the two genders. Participants for this study were 129 students, aged between 15 and 19, in which 54 students are 10th graders (41,9%), 75 are 11th and 12th graders (58,1%). 62 students (48,1%) are male and 67 (51,9%) are female. The students in the study sample answered the Student’s Attitudes Towards Physical Education Questionnaire (SATPEQ), which evaluates the following dimensions: global “Liking”, “Importance” and “Attitude” of students in what concerns Physical Education. The results have shown that students in general have a positive attitude towards Physical Education. These results have also indicated that the male gender likes this subject better; boys feel it’s more important and display a more favourable attitude towards the subject than girls. Comparing school years, the 11th and 12th graders like Physical Education better than 10th graders. In regards to the importance given to this subject, there were no significant differences between the years in the study.2016-05-13T11:16:59Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5911pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Ivo Gonçalo Madeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:26.043798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
title Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
spellingShingle Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
Fontes, Ivo Gonçalo Madeira
Educação física
Ensino
Atitudes
Género
Anos de escolaridade
title_short Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
title_full Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
title_fullStr Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
title_full_unstemmed Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
title_sort Relatório da atividade profissional: estudo das atitudes dos alunos face à Educação Física
author Fontes, Ivo Gonçalo Madeira
author_facet Fontes, Ivo Gonçalo Madeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Ivo Gonçalo Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Atitudes
Género
Anos de escolaridade
topic Educação física
Ensino
Atitudes
Género
Anos de escolaridade
description A realização deste trabalho decorre do exercício da função de professor de Educação Física, bem como de outros cargos inerentes à atividade docente, dentro do âmbito escolar e promover uma reflexão sobre a conduta desta disciplina na escola. Contudo, apesar de neste trabalho nos debruçarmos sobre alguns alicerces da ação educativa, tais como a educação, a escola e o professor, pensamos que seria igualmente interessante ter um ponto de vista, talvez ingênuo, mas genuíno, dos discentes sobre esta matéria, mais concretamente na disciplina de Educação Física. Como tal, este relatório integra também uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida durante o ano letivo. O objetivo geral do estudo passou por compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física. Como objetivo específico, o estudo pretendeu analisar a relação das atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física entre os anos de escolaridade (10.ºano com o 11.º e 12.º ano) e entre género. A amostra do estudo é constituída por 129 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, em que 54 alunos são do 10.º ano (41,9%), 75 do 11.º ano e 12.º ano (58,1%) e que 62 (48,1%) alunos são do sexo masculino e 67 (51,9%) são do sexo feminino. Os alunos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) que avalia as seguintes dimensões: “Gosto”, “Importância” e “Atitude” global dos alunos pela Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos, de uma forma geral, têm uma atitude positiva face à Educação Física. Indicam ainda que o sexo masculino gosta mais de Educação Física, acha que é mais importante e apresenta uma atitude global mais favoravel para com a disciplina, comparativamente ao sexo feminino. Comparando os anos de escolaridade, os alunos do 11.º/12.º ano gostam mais e apresentam uma atitude global mais favoravel para com a Educação Física, em comparação com os alunos do 10.º ano. Relativamente à importância atibuida à disciplina, não se verificaram diferenças significativas entre os anos estudados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-13T11:16:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5911
url http://hdl.handle.net/10348/5911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137152487915520