Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Mafalda Salvador
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3971
Resumo: Este estudo tem como objectivo principal verificar em que medida a Inteligência Emocional (IE) pode moderar os efeitos de duas variáveis do role stress (role conflict e role ambiguity) nas variáveis da síndrome de Burnout. Foram inquiridos 151 funcionários que compõem a Polícia Municipal de dois distritos (Cascais e Oeiras). Como esperado o role conflict e role ambiguity apresentam uma associação positiva com a dimensão de exaustão e despersonalização e negativa com a dimensão de realização pessoal, indicando que quanto maior for o nível de conflito e ambiguidade percepcionado maior o risco de Burnout, isto é, os indivíduos sentem-se mais exaustos e tendem a despersonalizar mais e não se sentem tão realizados. No que concerne à IE, apenas três dimensões revelaram uma associação com a síndrome de burnout:a compreensão das emoções dos outros, o auto-encorajamento e o auto controlo perante as críticas. Os resultados também apontam para um efeito de moderação da IE, sendo o efeito do role conflict no Burnout mais acentuado nos indivíduos com IE mais elevada.
id RCAP_2a95f4bf46c9b0674119b00b1de2c7a6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?Role stressBurnoutInteligência rmocionalEmotional intelligenceEste estudo tem como objectivo principal verificar em que medida a Inteligência Emocional (IE) pode moderar os efeitos de duas variáveis do role stress (role conflict e role ambiguity) nas variáveis da síndrome de Burnout. Foram inquiridos 151 funcionários que compõem a Polícia Municipal de dois distritos (Cascais e Oeiras). Como esperado o role conflict e role ambiguity apresentam uma associação positiva com a dimensão de exaustão e despersonalização e negativa com a dimensão de realização pessoal, indicando que quanto maior for o nível de conflito e ambiguidade percepcionado maior o risco de Burnout, isto é, os indivíduos sentem-se mais exaustos e tendem a despersonalizar mais e não se sentem tão realizados. No que concerne à IE, apenas três dimensões revelaram uma associação com a síndrome de burnout:a compreensão das emoções dos outros, o auto-encorajamento e o auto controlo perante as críticas. Os resultados também apontam para um efeito de moderação da IE, sendo o efeito do role conflict no Burnout mais acentuado nos indivíduos com IE mais elevada.The present study aims to verify if and how Emotional Intelligence (EI) can moderate the effects of two role stress variables (role conflict and role ambiguity) in Burnout syndrome. One hundred fifty-one employees from Polícia Municipal of two districts (Cascais and Oeiras) participated in the study. As expected, role conflict and role ambiguity present a positive association with two dimensions of Burnout (exhaustion and depersonalization) and a negative association with personal accomplishment, indicating that the greater the level of conflict and ambiguity perceived, higher the risk for burnout. Regarding EI, only three dimensions revealed an association with Burnout syndrome, being that the understanding of others emotions, self-encouragement and the self control about criticism. The results point out for a moderation effect, being the effect of the role conflict on Burnout more accentuated in participants with higher EI2012-11-02T11:45:55Z2010-01-01T00:00:00Z20102012-11-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3971porPereira, Ana Mafalda Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:18.732517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
title Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
spellingShingle Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
Pereira, Ana Mafalda Salvador
Role stress
Burnout
Inteligência rmocional
Emotional intelligence
title_short Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
title_full Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
title_fullStr Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
title_full_unstemmed Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
title_sort Serão os polícias municipais emocionalmente inteligentes para lidar com o stress ocupacional e evitar o burnout?
author Pereira, Ana Mafalda Salvador
author_facet Pereira, Ana Mafalda Salvador
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Mafalda Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Role stress
Burnout
Inteligência rmocional
Emotional intelligence
topic Role stress
Burnout
Inteligência rmocional
Emotional intelligence
description Este estudo tem como objectivo principal verificar em que medida a Inteligência Emocional (IE) pode moderar os efeitos de duas variáveis do role stress (role conflict e role ambiguity) nas variáveis da síndrome de Burnout. Foram inquiridos 151 funcionários que compõem a Polícia Municipal de dois distritos (Cascais e Oeiras). Como esperado o role conflict e role ambiguity apresentam uma associação positiva com a dimensão de exaustão e despersonalização e negativa com a dimensão de realização pessoal, indicando que quanto maior for o nível de conflito e ambiguidade percepcionado maior o risco de Burnout, isto é, os indivíduos sentem-se mais exaustos e tendem a despersonalizar mais e não se sentem tão realizados. No que concerne à IE, apenas três dimensões revelaram uma associação com a síndrome de burnout:a compreensão das emoções dos outros, o auto-encorajamento e o auto controlo perante as críticas. Os resultados também apontam para um efeito de moderação da IE, sendo o efeito do role conflict no Burnout mais acentuado nos indivíduos com IE mais elevada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-11-02T11:45:55Z
2012-11-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3971
url http://hdl.handle.net/10071/3971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134752410697728