Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3395
Resumo: A elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico.
id RCAP_2aac05cb2c9599f4f6e8a81aaefaca11
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do portuguêsLíngua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógicaFormação de professoresLíngua portuguesa - Língua materna - Ensino - ProfessorA elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico.L’élaboration de ce travail nous a permit une reconstruction des connaissances acquises tout au long de diverses et successives pratiques supervisionnées dans une perspective d’interprétation des facteurs qui les expliquent. Après la construction d’un cadre théorique sur les modèles et les pratiques de supervisionnement pédagogique, nous avons essayé de trouver un espace de convergence des savoirs, utilisant pour cela une « étude de cas » comme stratégie de formation de professeurs en cours de stage pédagogique.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado2015-05-28T14:23:03Z20082008-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.473802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
title Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
spellingShingle Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado
Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica
Formação de professores
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor
title_short Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
title_full Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
title_fullStr Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
title_full_unstemmed Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
title_sort Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
author Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado
author_facet Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica
Formação de professores
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor
topic Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica
Formação de professores
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor
description A elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-07
2008-01-01T00:00:00Z
2015-05-28T14:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3395
url http://hdl.handle.net/10400.6/3395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345461882880