Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3395 |
Resumo: | A elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico. |
id |
RCAP_2aac05cb2c9599f4f6e8a81aaefaca11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do portuguêsLíngua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógicaFormação de professoresLíngua portuguesa - Língua materna - Ensino - ProfessorA elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico.L’élaboration de ce travail nous a permit une reconstruction des connaissances acquises tout au long de diverses et successives pratiques supervisionnées dans une perspective d’interprétation des facteurs qui les expliquent. Après la construction d’un cadre théorique sur les modèles et les pratiques de supervisionnement pédagogique, nous avons essayé de trouver un espace de convergence des savoirs, utilisant pour cela une « étude de cas » comme stratégie de formation de professeurs en cours de stage pédagogique.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado2015-05-28T14:23:03Z20082008-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.473802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
title |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
spellingShingle |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica Formação de professores Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor |
title_short |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
title_full |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
title_fullStr |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
title_full_unstemmed |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
title_sort |
Quem é o professor do século XXI: um estudo de supervisão pedagógica no ensino do português |
author |
Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado |
author_facet |
Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paula Cristina Gil do Couto Delgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica Formação de professores Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor |
topic |
Língua portuguesa - Ensino - Supervisão pedagógica Formação de professores Língua portuguesa - Língua materna - Ensino - Professor |
description |
A elaboração do presente trabalho permitiu uma reconstrução de conhecimentos adquiridos ao longo de sucessivas práticas supervisionadas numa perspectiva de interpretação dos factores que as envolvem. Após a elaboração de um quadro teórico acerca de modelos e práticas de supervisão pedagógica, tentámos encontrar um espaço de convergência de saberes à luz da utilização do “estudo de caso” como estratégia de formação de professores em estágio pedagógico/didáctico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-07 2008-01-01T00:00:00Z 2015-05-28T14:23:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3395 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345461882880 |