Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17212 |
Resumo: | Este artigo resulta de dois fatores importantes, por um lado, da revisão bibliográfica do que nos últimos anos se tem escrito sobre as causas da indisciplina, e por outro, do estudo que realizámos com professores do Ensino Básico e Secundário, sobre as suas perceções e representações relativas a este fenómeno. Com esse intento recolhemos os testemunhos escritos de 30 professores, de uma escola da periferia norte de Lisboa. Após a análise de conteúdo e a categorização, as conclusões obtidas permitem alcançar o objetivo deste artigo: promover questões que, julgamos, serem evidenciadas pela trajetória desta problemática relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto organização, do ponto de vista dos professores. |
id |
RCAP_2ab1d3f7bc0dff2c33fc7d3e28b68d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básicoindisciplinaCausas da IndisciplinaPerceções e representações dos professores sobre as causas da IndisciplinaEste artigo resulta de dois fatores importantes, por um lado, da revisão bibliográfica do que nos últimos anos se tem escrito sobre as causas da indisciplina, e por outro, do estudo que realizámos com professores do Ensino Básico e Secundário, sobre as suas perceções e representações relativas a este fenómeno. Com esse intento recolhemos os testemunhos escritos de 30 professores, de uma escola da periferia norte de Lisboa. Após a análise de conteúdo e a categorização, as conclusões obtidas permitem alcançar o objetivo deste artigo: promover questões que, julgamos, serem evidenciadas pela trajetória desta problemática relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto organização, do ponto de vista dos professores.ISPA- Instituto Universitário2016-02-02T11:54:43Z2016-02-022015-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/17212http://hdl.handle.net/10174/17212porsimnaonaomfavinha@uevora.ptmlrm@uevora.pt229Favinha, MaríliaMoreira, Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:24.802755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
title |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
spellingShingle |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico Favinha, Marília indisciplina Causas da Indisciplina Perceções e representações dos professores sobre as causas da Indisciplina |
title_short |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
title_full |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
title_fullStr |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
title_sort |
Perceções e representações de professores sobre as causas da indisciplina: um estudo com professores do ensino básico |
author |
Favinha, Marília |
author_facet |
Favinha, Marília Moreira, Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Lurdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favinha, Marília Moreira, Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indisciplina Causas da Indisciplina Perceções e representações dos professores sobre as causas da Indisciplina |
topic |
indisciplina Causas da Indisciplina Perceções e representações dos professores sobre as causas da Indisciplina |
description |
Este artigo resulta de dois fatores importantes, por um lado, da revisão bibliográfica do que nos últimos anos se tem escrito sobre as causas da indisciplina, e por outro, do estudo que realizámos com professores do Ensino Básico e Secundário, sobre as suas perceções e representações relativas a este fenómeno. Com esse intento recolhemos os testemunhos escritos de 30 professores, de uma escola da periferia norte de Lisboa. Após a análise de conteúdo e a categorização, as conclusões obtidas permitem alcançar o objetivo deste artigo: promover questões que, julgamos, serem evidenciadas pela trajetória desta problemática relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto organização, do ponto de vista dos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-25T00:00:00Z 2016-02-02T11:54:43Z 2016-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17212 http://hdl.handle.net/10174/17212 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sim nao nao mfavinha@uevora.pt mlrm@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA- Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA- Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136576477855744 |