Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Endo, Kátia Hatsue
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Constantino, Elizabeth Piemonte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2599
Resumo: Este trabalho é decorrente de pesquisa de mestrado em Psicologia, que vem sendo desenvolvida com o objetivo de identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino médio, três, do ensino técnico e três, de ambos os tipos de ensino, totalizando nove professores de uma escola técnica do interior paulista. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina; a partir dos quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência e a porcentagem de respostas. Até o momento, analisamos os dados das entrevistas dos professores do ensino técnico. Podemos adiantar que as respostas sobre as causas da indisciplina foram direcionadas a fatores individuais e familiares dos alunos. Quanto às alternativas para lidar com a indisciplina, as respostas foram mais direcionadas à relação entre professor e aluno. De modo geral, podemos afirmar que os resultados parciais indicam uma diferença entre as causas apontadas para a indisciplina e as alternativas para lidar com a questão. Ou seja, os professores localizaram as causas da indisciplina no indivíduo e na família, mas as alternativas para lidar com a questão foram mais centradas na interação professor-aluno.  Palavras–chave: Indisciplina; Representações Sociais; Professores.          
id UNESP-35_0e5b809d0680562b00439180a5716b1c
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2599
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professoresIndisciplina; Representações Sociais; Professores.Este trabalho é decorrente de pesquisa de mestrado em Psicologia, que vem sendo desenvolvida com o objetivo de identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino médio, três, do ensino técnico e três, de ambos os tipos de ensino, totalizando nove professores de uma escola técnica do interior paulista. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina; a partir dos quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência e a porcentagem de respostas. Até o momento, analisamos os dados das entrevistas dos professores do ensino técnico. Podemos adiantar que as respostas sobre as causas da indisciplina foram direcionadas a fatores individuais e familiares dos alunos. Quanto às alternativas para lidar com a indisciplina, as respostas foram mais direcionadas à relação entre professor e aluno. De modo geral, podemos afirmar que os resultados parciais indicam uma diferença entre as causas apontadas para a indisciplina e as alternativas para lidar com a questão. Ou seja, os professores localizaram as causas da indisciplina no indivíduo e na família, mas as alternativas para lidar com a questão foram mais centradas na interação professor-aluno.  Palavras–chave: Indisciplina; Representações Sociais; Professores.          Faculdade de Filosofia e Ciências2013-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/259910.36311/1984-1655.2012.v4n2.p170-197Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 170-197Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 170-197Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 170-1971984-165510.5555/repeg.v4i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2599/2157Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessEndo, Kátia HatsueConstantino, Elizabeth Piemonte2022-02-03T17:22:00Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2599Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-03T17:22Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
title Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
spellingShingle Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
Endo, Kátia Hatsue
Indisciplina; Representações Sociais; Professores.
title_short Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
title_full Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
title_fullStr Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
title_full_unstemmed Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
title_sort Indisciplina no ensino técnico: representações sociais de professores
author Endo, Kátia Hatsue
author_facet Endo, Kátia Hatsue
Constantino, Elizabeth Piemonte
author_role author
author2 Constantino, Elizabeth Piemonte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Endo, Kátia Hatsue
Constantino, Elizabeth Piemonte
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina; Representações Sociais; Professores.
topic Indisciplina; Representações Sociais; Professores.
description Este trabalho é decorrente de pesquisa de mestrado em Psicologia, que vem sendo desenvolvida com o objetivo de identificar as representações sociais de professores sobre indisciplina em sala de aula. Adotamos uma abordagem quali-quantitativa de pesquisa e a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os participantes foram três professores do ensino médio, três, do ensino técnico e três, de ambos os tipos de ensino, totalizando nove professores de uma escola técnica do interior paulista. Utilizando a análise de conteúdo, definimos três eixos temáticos para tratamento dos dados, a saber: causas atribuídas à indisciplina, alternativas para lidar com a questão e concepção de indisciplina; a partir dos quais caracterizamos categorias, em que obtivemos a frequência e a porcentagem de respostas. Até o momento, analisamos os dados das entrevistas dos professores do ensino técnico. Podemos adiantar que as respostas sobre as causas da indisciplina foram direcionadas a fatores individuais e familiares dos alunos. Quanto às alternativas para lidar com a indisciplina, as respostas foram mais direcionadas à relação entre professor e aluno. De modo geral, podemos afirmar que os resultados parciais indicam uma diferença entre as causas apontadas para a indisciplina e as alternativas para lidar com a questão. Ou seja, os professores localizaram as causas da indisciplina no indivíduo e na família, mas as alternativas para lidar com a questão foram mais centradas na interação professor-aluno.  Palavras–chave: Indisciplina; Representações Sociais; Professores.          
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2599
10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p170-197
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2599
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p170-197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2599/2157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 170-197
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 170-197
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 170-197
1984-1655
10.5555/repeg.v4i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037799555072