Contextualização curricular – subsídios para novas significações
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.1540 |
Resumo: | A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores afiguram-se como podendo, ou não, contribuir para o alcance daquele objetivo. Neste artigo, a partir do ponto de vista de um conjunto de professores, clarificam-se vantagens e constrangimentos do recurso a práticas de contextualização curricular. Globalmente, os resultados apontam para uma valorização do recurso a essas práticas reconhecendo-se serem uma via configuradora de processos de ensino-aprendizagem mais significativos para os alunos. Simultaneamente evidenciam alguns constrangimentos de entre os quais a falta de tempo, na sua relação com a exigência de cumprimento do programa, se destacam. |
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Contextualização curricular – subsídios para novas significaçõesNúmero 22 - Contextualização curricular: princípios e práticasA contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores afiguram-se como podendo, ou não, contribuir para o alcance daquele objetivo. Neste artigo, a partir do ponto de vista de um conjunto de professores, clarificam-se vantagens e constrangimentos do recurso a práticas de contextualização curricular. Globalmente, os resultados apontam para uma valorização do recurso a essas práticas reconhecendo-se serem uma via configuradora de processos de ensino-aprendizagem mais significativos para os alunos. Simultaneamente evidenciam alguns constrangimentos de entre os quais a falta de tempo, na sua relação com a exigência de cumprimento do programa, se destacam.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.1540por1646-2335Fernandes, PreciosaFigueiredo, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:42.302843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores afiguram-se como podendo, ou não, contribuir para o alcance daquele objetivo. Neste artigo, a partir do ponto de vista de um conjunto de professores, clarificam-se vantagens e constrangimentos do recurso a práticas de contextualização curricular. Globalmente, os resultados apontam para uma valorização do recurso a essas práticas reconhecendo-se serem uma via configuradora de processos de ensino-aprendizagem mais significativos para os alunos. Simultaneamente evidenciam alguns constrangimentos de entre os quais a falta de tempo, na sua relação com a exigência de cumprimento do programa, se destacam. |
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