Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Isabel P.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31870
Resumo: A educação em ciências, numa perspetiva de cultura científica, é um propósito das sociedades contemporâneas. Perceber como evoluíram as orientações dadas ao ensino das ciências nas últimas décadas e que autores, projetos, revistas dedicadas, congressos e seminários foram marcantes, permitirá compreender a génese e a afirmação do movimento CTS | CTSA, difundido em países de quase todos os continentes. De que modo o pensamento CTS | CTSA na educação em ciências se repercutiu em orientações curriculares, programas, estratégias e recursos didáticos, com vista a alcançar uma cidadania mais culta do ponto de vista científico, é o cerne deste artigo. Advoga-se que a inovação em educação e as políticas educativas deverão ter em conta resultados da investigação própria.
id RCAP_2acd7384cc97a0486b314b0e4b77cb1f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciênciasEducação em ciênciasCTS | CTSACultura científicaContextualizaçãoCurrículo de ciênciasA educação em ciências, numa perspetiva de cultura científica, é um propósito das sociedades contemporâneas. Perceber como evoluíram as orientações dadas ao ensino das ciências nas últimas décadas e que autores, projetos, revistas dedicadas, congressos e seminários foram marcantes, permitirá compreender a génese e a afirmação do movimento CTS | CTSA, difundido em países de quase todos os continentes. De que modo o pensamento CTS | CTSA na educação em ciências se repercutiu em orientações curriculares, programas, estratégias e recursos didáticos, com vista a alcançar uma cidadania mais culta do ponto de vista científico, é o cerne deste artigo. Advoga-se que a inovação em educação e as políticas educativas deverão ter em conta resultados da investigação própria.Science education, from a scientific culture viewpoint, is a goal of contemporary societies. An in-depth understanding of how science teaching guidelines have evolved in recent decades as well as of the authors, projects, specific journals, congresses and seminars that have stood out in this research field will allow us to understand how the STS|STSE movement emerged and grew stronger, having been disseminated in countries of nearly every continent. This paper aims at reflecting upon how STS|STSE thinking within the scope of science education has had an impact in curricular orientations and programs, strategies and didactic resources, in order to achieve a more cultured citizenship from a scientific point of view. It is argued that innovation in education and in educational policies will always depend on its own research.La educación científica, desde la perspectiva de la cultura científica, es un propósito de las sociedades contemporáneas. Comprender cómo han evolucionado las directrices dadas a la enseñanza de la ciencia en las últimas décadas y qué autores, proyectos, revistas especializadas, congresos y seminarios han sido destacados, nos permitirá comprender la génesis y afirmación del movimiento CTS|CTSA, extendido en países de casi todos los continentes. El núcleo de este artículo es cómo el pensamiento CTS | CTSA en educación científica se ha reflejado en las orientaciones y programas curriculares, las estrategias y los recursos didácticos, de cara a lograr una ciudadanía más culta desde el punto de vista científico. Se argumenta que la innovación en educación y las políticas educativas deben tener en cuenta los resultados de su investigación.Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro2021-08-26T11:01:57Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31870porMartins, Isabel P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:33Zoai:ria.ua.pt:10773/31870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:42.375967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
title Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
spellingShingle Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
Martins, Isabel P.
Educação em ciências
CTS | CTSA
Cultura científica
Contextualização
Currículo de ciências
title_short Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
title_full Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
title_fullStr Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
title_full_unstemmed Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
title_sort Revisitando orientações CTS|CTSA na educação e no ensino das ciências
author Martins, Isabel P.
author_facet Martins, Isabel P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
CTS | CTSA
Cultura científica
Contextualização
Currículo de ciências
topic Educação em ciências
CTS | CTSA
Cultura científica
Contextualização
Currículo de ciências
description A educação em ciências, numa perspetiva de cultura científica, é um propósito das sociedades contemporâneas. Perceber como evoluíram as orientações dadas ao ensino das ciências nas últimas décadas e que autores, projetos, revistas dedicadas, congressos e seminários foram marcantes, permitirá compreender a génese e a afirmação do movimento CTS | CTSA, difundido em países de quase todos os continentes. De que modo o pensamento CTS | CTSA na educação em ciências se repercutiu em orientações curriculares, programas, estratégias e recursos didáticos, com vista a alcançar uma cidadania mais culta do ponto de vista científico, é o cerne deste artigo. Advoga-se que a inovação em educação e as políticas educativas deverão ter em conta resultados da investigação própria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-08-26T11:01:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31870
url http://hdl.handle.net/10773/31870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692562227200