USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ladiane Lopes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA, CALATRONE, JOSE WILKER, MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO, AMADO , MANUELLA VILLAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423
Resumo: A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.
id IFES-1_63acba53bf47cfc412dea5f5be7b74d8
oai_identifier_str oai::article/1423
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.EDIFES2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/142310.36524/saladeaula.v11i1.1423Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT2316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423/1028Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Ladiane Lopes deMARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA CALATRONE, JOSE WILKER MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO AMADO , MANUELLA VILLAR 2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1423Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.188024Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
title USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
Vasconcelos, Ladiane Lopes de
Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.
title_short USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
title_sort USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
author Vasconcelos, Ladiane Lopes de
author_facet Vasconcelos, Ladiane Lopes de
MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA
CALATRONE, JOSE WILKER
MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO
AMADO , MANUELLA VILLAR
author_role author
author2 MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA
CALATRONE, JOSE WILKER
MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO
AMADO , MANUELLA VILLAR
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ladiane Lopes de
MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA
CALATRONE, JOSE WILKER
MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO
AMADO , MANUELLA VILLAR
dc.subject.por.fl_str_mv Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.
topic Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.
description A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423
10.36524/saladeaula.v11i1.1423
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423/1028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027015102464